Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Subiu para 34 o número de vítimas de ataque do Boko Haram no Níger

As autoridades nigerinas atualizaram hoje para 34 o número de vítimas mortais do ataque do fim de semana passado, na região de Diffa, no sudeste do Níger, reivindicado na segunda-feira pelo grupo extremista por Boko Haram.

Subiu para 34 o número de vítimas de ataque do Boko Haram no Níger
Notícias ao Minuto

15:39 - 18/12/20 por Lusa

Mundo Boko Haram

"Houve exatamente 34 mortes até agora, incluindo sete mulheres e duas crianças. É ainda um número provisório de mortos", disse Boukar Mani Orthe, o presidente da câmara de Toumour, aldeia da região de Diffa, perto da Nigéria, onde aconteceu o ataque.

De acordo com a Comissão Nacional para os Direitos Humanos (NHRC) do Níger, até 17 de dezembro, foram registadas 34 pessoas mortas em consequência deste ataque, incluindo dez por tiros, quatro por afogamento e 20 por fogo.

"Há ainda cerca de 100 feridos", acrescentou, numa declaração, este organismo.

O balanço anterior de mortes feito pelas autoridades era de 28.

O Níger cumpriu três dias de luto nacional, entre 15 e 17 de dezembro, pelas vítimas deste ataque, classificado como localmente como de "barbaridade inaudita".

O ataque ocorreu poucas horas antes da abertura das urnas para as eleições municipais e regionais de 13 de dezembro, e duas semanas antes das eleições presidenciais de 27 de dezembro.

Cerca de 1.300 casas foram queimadas durante o ataque e 35.000 pessoas estão "numa situação de emergência humanitária acampadas nas margens do Komadougou", um rio que serve de fronteira natural com a Nigéria e que, segundo o CNDH, tem vindo a provocar inundações históricas desde novembro.

Os atacantes queimaram 61 veículos e destruíram 14 furos para água potável, bem como duas torres de água que abasteciam os habitantes.

Também destruíram 80 moinhos de cereais e queimaram 40 cavalos vivos, de acordo com o CNDH.

O grupo nigeriano Boko Haram reivindicou a responsabilidade pelo ataque: "Isto é para vos avisar que à medida que as festividades dos infiéis se aproximam, não haverá paz", disse um "jihadista" com a cara tapada por um turbante num vídeo divulgado no domingo à noite.

Toumour acolhe 60.000 deslocados internos e refugiados da Nigéria.

Segundo a ONU, em toda a região de Diffa vivem 300.000 refugiados nigerianos e deslocados internos, que fugiram dos abusos dos grupos "jihadistas" desde 2015.

Diffa, a capital regional de 200.000 habitantes na fronteira com a Nigéria, foi atacada quatro vezes em maio.

A segurança deteriorou-se fortemente no norte da Nigéria, com a violência a alastrar aos países vizinhos, desde a eleição do Presidente Buhari, em 2015, que anunciou a luta contra o Boko Haram como prioridade do mandato.

A violência 'jihadista' já causou 36.000 mortos na Nigéria e mais de dois milhões de deslocados.

Os ataques espalharam-se pelo Chade, Camarões e Níger, países vizinhos na bacia do Lago Chade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório