Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: 2.º caso de reação adversa; Quanto pagou UE por cada vacina

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 2.º caso de reação adversa; Quanto pagou UE por cada vacina

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 75 mortes relacionadas com a Covid-19 e 4.336 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.977 mortes e 366.952 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 70.285, mais 599 em relação a quinta-feira.

Foi também reportada a segunda morte relacionada com a Covid-19 num doente entre os 10 e os 19 anos (há uma semana o boletim dava conta da morte de uma jovem de 19 anos).

Os dois jovens são as pessoas mais novas a morrer com Covid-19 em Portugal, depois da morte de um bebé de quatro meses em Agosto.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h21 - Governante comete inconfidência e revela quanto UE pagou por cada vacina. Eva de Bleeker, secretária de Estado belga para o Orçamento, cometeu uma grave inconfidência nas redes sociais, ao publicar os preços negociados pela União Europeia com as diferentes farmacêuticas para a compra das vacinas contra a Covid-19. A publicação foi rapidamente removida, mas não antes de ter sido copiada e partilhada por vários internautas, sendo agora a lista de preços parte do conhecimento público.

23h17 - Foi reportado o segundo caso de reação adversa à vacina nos EUA. O caso mais recente aconteceu esta quinta-feira em Fairbanks. Uma profissional de saúde começou a experienciar sintomas anafiláticos cerca de 10 minutos depois de ter sido vacinada. Os sintomas incluíram dificuldades em respirar e a língua inchada.

22h25 - África do Sul deteta nova variante do coronavírus. Uma equipa de investigadores sul-africanos, liderada pelo Professor Tulio de Oliveira, detetou uma nova variante do coronavírus SARS-COV-2 que atinge pacientes mais jovens, anunciou hoje o ministro da Saúde.

22h24 - Madeira regista 17 novos casos e 305 situações ativas. A Madeira regista hoje 17 novos casos positivos de Covid-19, totalizando 305 ativos, dos quais 237 são de transmissão local, informou a direção regional de Saúde.

22h23 - Brasil reporta 823 óbitos e 52 mil casos nas últimas 24h. O Ministério da Saúde brasileiro reportou esta sexta-feira mais 52.544 casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação aos últimos dois dias, em que se verificaram novos máximos nos registos diários de infeção (70.574 na quarta-feira). O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 7.162.978, segundo a tutela.

21h48 - Confinamento quase total em Itália durante festividades. O Governo italiano aprovou hoje um confinamento quase total em todo o país durante o período das festividades para evitar a propagação do vírus, que provoca a Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, Giuseppe Conte.

"A situação continua difícil, também em toda a Europa e o vírus continua a circular. Deixa-se dobrar, mas não derrotar. Temos de intervir e asseguro-vos que não é uma decisão fácil. Foi por isso que adotámos um novo decreto equilibrado"

21h35 - Taxistas exigem "medidas concretas" de apoio numa vigília em Lisboa. Cerca de uma dezena de taxistas participaram hoje numa vigília em Lisboa, em frente ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que tutela os transportes, exigindo "medidas concretas" de apoio do Governo, inclusive devido ao impacto da pandemia.

21h34 - Trump telefonou a Macron para lhe desejar "pronto restabelecimento". O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou hoje ao homólogo francês, Emmanuel Macron, infetado com Covid-19, para lhe desejar um "pronto restabelecimento", indicou a Casa Branca.

21h33 - INSA recruta participantes para vigilância da gripe e Covid-19. O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) apelou hoje aos portugueses para participarem no sistema Gripenet, através de um questionário 'online', que visa acompanhar a evolução da epidemia sazonal de gripe e da Covid-19.

21h00 - Presidenciais: MAI conta gastar quase meio milhão em material sanitário. O Ministério da Administração Interna (MAI) prevê gastos de cerca de 480 mil euros em equipamento sanitário, como máscaras, viseiras, batas, luvas, álcool e outros para a operação das eleições presidenciais de janeiro.

20h44 - Equipa da OMS vai a Wuhan sem supervisão de Pequim. A missão da Organização Mundial de Saúde encarregue de investigar a origem do vírus que provoca a covid-19 vai visitar a cidade chinesa de Wuhan sem ser supervisionada por Pequim, garantiu hoje um responsável da OMS. "A equipa vai para Wuhan, esse é o objetivo da missão", assegurou o responsável pelas emergências de saúde da OMS, Michael Ryan, em conferência de imprensa, ao adiantar que a partida para a cidade do centro da China deve ocorrer na primeira semana de janeiro, mas ainda sem data definida devido à organização logística de voos e de vistos.

20h30 - ONU estima que subnutrição grave afete 7,2 milhões no Sudão do Sul. Pelo menos 7,2 milhões de sul-sudaneses irão sofrer de subnutrição grave até meados de 2021, quase 60% da população, estima um relatório conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Governo do Sudão do Sul.

19h13 - UNICEF pede que se garanta interesse das crianças acolhidas no Natal. A UNICEF Portugal pediu ao Estado português que garanta os direitos das crianças acolhidas e os princípios de igualdade e do superior interesse da criança, a propósito da decisão judicial que impede menores acolhidos de visitarem familiares no Natal.

19h12 - PSD congratula-se com decisão suíça de retirar Portugal da lista de risco. O PSD congratulou-se hoje com a decisão da Suíça de retirar Portugal da lista de países de elevado risco de infeção por Covid-19, que considera "muito positiva e justa".

19h10 - Utentes devem contactar SNS se não forem chamados para vacina. Os utentes que integrem os grupos prioritários para a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 e não forem chamados devem contactar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), esclareceu hoje a ministra da Saúde.

19h00 - OMS alerta para 6 meses com grande número de infeções, apesar das vacinas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que nos próximos seis meses pode verificar-se um elevado número de infeções e de mortes por Covid-19, apesar da vacinação que está a iniciar-se em vários países.

18h23 - Macron assegura que "está bem". O presidente francês, Emmanuel Macron, assegurou num vídeo nas redes sociais que "está bem" depois de ter testado positivo à Covid-19 e que continua a trabalhar nos dossiês prioritários como o combate à pandemia ou o 'Brexit'.

18h21 - Ministra recusa prazo para imunidade para evitar "mensagens incorretas". A ministra da Saúde, Marta Temido, recusou hoje estabelecer um prazo a obtenção de imunidade de grupo da população portuguesa contra a Covid-19, ao considerar que poderia enviar "mensagens incorretas" no combate à pandemia. "Se algum membro do Ministério da Saúde disser que é garantido que a vamos atingir em maio, junho ou julho não é com base em factos porque não temos informações para isso. Temos de ser muito sérios. Não quero passar mensagens incorretas", afirmou Marta Temido durante uma audição conjunta da comissão da Saúde com a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

18h17 - Áustria aplica terceiro confinamento geral estrito depois do Natal. O Governo austríaco vai instaurar um terceiro confinamento geral a partir de 26 de dezembro, numa tentativa de conter a propagação da pandemia de covid-19, indicou hoje o executivo.

18h01 - Espanha com mais 149 mortes e 11 mil casos de infeção. O Ministério da Saúde espanhol referiu esta sexta-feira que foram detetados 11.815 novos contágios por coronavírus e morreram mais 149 pessoas desde ontem. Em termos globais, Espanha contabiliza 1.797.236 casos confirmados e 48.926 vítimas mortais.

17h47 - Reino Unido reporta 28 mil casos e aproxima-se dos 2 milhões de contágios. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou esta sexta-feira que foram diagnosticados 28.507 novos casos de Covid-19 e morreram 489 pessoas em 24 horas no Reino Unido. Tendo em conta os números dos últimos dias, o Reino Unido pode superar a marca dos dois milhões de casos de contágio este sábado.

17h46 - Celebridades. Salvador Sobral revela que já testou positivo para a Covid-19.

17h45 - Itália regista 17.992 novos casos e 674 mortes nas últimas 24 horas. A proteção civil italiana anunciou esta sexta-feira que foram identificados 17.992 novos casos de Covid-19 e morreram 674 pessoas no espaço de 24 horas. No total, Itália soma 1.921.778 casos de infeção e 67.894 vítimas mortais.

17h44 - Máscaras retiradas de centros de saúde no Norte por falta de segurança. Milhares de máscaras estão a ser retiradas dos centros de saúde do Norte do país por falta de garantias de segurança. As máscaras em causa são as FFP2 que deveriam assegurar um alto grau de proteção contra o novo coronavírus, mas afinal têm o nível de segurança de uma máscara cirúrgica.

17h43 - Mais 3 mortes e 3 infetados no surto no lar da Misericórdia de Serpa. Mais três idosos morreram e mais três funcionários estão infetados com covid-19 devido ao surto no lar da Misericórdia de Serpa, subindo para 11 o número de mortes e para 92 o total de infeções, foi hoje divulgado.

16h57 - Ministra prevê entrega de 1,2 milhões de doses de vacinas no 1º trimestre. A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que Portugal espera receber cerca de 1,2 milhões de doses da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 entre este mês e o primeiro trimestre de 2021.

16h17 - Suécia cede e recomenda uso de máscaras nos transportes públicos. A Suécia recomendou hoje pela primeira vez o uso de máscaras nos transportes públicos, uma reviravolta no que tem sido a atípica estratégica do país nórdico para conter a pandemia de Covid-19.

16h14 - Emmanuel Macron tem "tosse, febre e está muito cansado". Um porta-voz do governo francês confirmou que Emmanuel Macron tem "sintomas reais" da Covid-19. Gabriel Attal indicou, de acordo com a imprensa, que o governante tem "tosse, febre e está muito cansado".

16h11 - SNS24 emite entre 5 a 6 mil notificações para isolamento por dia. De acordo com o Público, a "Linha SNS24 emite atualmente entre cinco mil e seis mil declarações provisórias de isolamento profilático por dia (para pessoas que contactaram com indivíduos infetados pelo novo coronavírus) para justificar faltas ao trabalho — cerca de quatro por minuto".

15h30 - Suíça retira Portugal da lista vermelha dos países de risco. A menos de uma semana do Natal, a Suíça retirou Portugal da lista de países de risco no âmbito da pandemia. O anúncio foi feito, nesta tarde de sexta-feira, pela Embaixada da Suíça em Lisboa.

15h15 - PSD quer uso obrigatório de máscaras na rua prolongado por mais 3 meses. O PSD propôs o prolongamento do uso obrigatório de máscaras na rua por mais três meses, iniciativa que terá de ser votada na terça-feira para ter efeitos antes de terminar a vigência da lei atual, em 5 de janeiro.

15h01 - Portugal regista 75 mortos e 4.336 novos infetados em 24 horas. Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 4.336 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 75 mortos relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta sexta-feira. Trata-se de um aumento de 1,2% em relação ao número de novos casos e de 1,27% no que diz respeito aos óbitos.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório