Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bulgária expulsa mais um diplomata russo

A Bulgária decidiu expulsar mais um diplomata russo após diversos casos similares, na sequência de um inquérito que lhe foi dirigido por espionagem das tropas norte-americanas estacionadas neste país balcânico membro da NATO, indicou hoje o Governo búlgaro.

Bulgária expulsa mais um diplomata russo
Notícias ao Minuto

14:59 - 18/12/20 por Lusa

Mundo Bulgária

"O ministério dos Negócios Estrangeiros declarou 'persona non grata' um diplomata da embaixada da Rússia em Sófia e deu-lhe 72 horas para deixar o país devido a atividades incompatíveis com o seu estatuto diplomático", declarou o ministério em comunicado.

Em setembro passado, Sófia tinha já anunciado a expulsão de dois outros diplomatas russos, acusados desde 2016 "informação sobre os projetos de modernização do exército búlgaro", segundo o procurador.

Membro da NATO desde 2004 e da União Europeia desde 2007, a Bulgária mantém tradicionais e estreitas relações políticas e económicas com Moscovo, mas os casos de alegada espionagem que envolvem cidadãos russos têm vindo a multiplicar-se.

Em outubro de 2019, um primeiro diplomata russo acusado de espionagem foi expulso. Em janeiro de 2020, um segundo diplomata foi reenviado para Moscovo, e ainda um funcionário da embaixada da Rússia em Sófia.

Antigo membro do Pacto de Varsóvia, a Bulgária ainda dispõe de muito armamento de origem soviética. No âmbito de um programa de modernização da NATO, prevê-se a entrega em 2024 de oito aviões norte-americanos F-16 que foram comprados em julho passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório