Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Morreu mais um jovem; Número de internamentos a descer

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Morreu mais um jovem; Número de internamentos a descer
Notícias ao Minuto

07:55 - 18/12/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Uma equipa de cientistas portugueses inovou e desenvolveu um teste de saliva para detetar a Covid-19. O resultado é exibido mediante duas cores: rosa para os casos negativos e amarelo para os positivos.

Foi também desenvolvido um estudo serológico nacional, que aferiu a prevalência de anticorpos contra o vírus que causa a Covid-19, e estimou que 1,9% da população portuguesa tenha sido infetada com o SARS-CoV-2 na primeira vaga da pandemia.

Recorde-se ainda que o Parlamento aprovou, na quinta-feira, o pedido de autorização da renovação do Estado de Emergência .

Já na noite de ontem, António Costa revelou ao país que foram mantidas as regras definidas para o Natal, mas o 'travão' foi puxado em relação ao Ano Novo.

O primeiro-ministro destacou ainda que as previsões de especialistas apontam para diminuição de óbitos na próxima semana, apesar de as previsões serem "muito incertas".

O mais recente boletim das autoridades de saúde indicam que Portugal registou mais 75 mortes e 4.336 novos casos de Covid-19. Com esta atualização, o país passou a contabilizar, desde o início da pandemia, 5.977 óbitos e 366.952 casos do novo coronavírus.

Consulte os mapas interativos da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h40 - Termina por aqui este registo, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h30 - Atualização em Moçambique: As autoridades de saúde moçambicanas anunciaram hoje a morte de mais uma pessoa por covid-19 no país, elevando o total para 146, e 82 novas infeções pelo coronavírus, indica uma nota do Ministério da Saúde.

15h00 - Um em cada cinco presos nos EUA foi infetado: Um em cada cinco reclusos em prisões estaduais ou federais dos Estados Unidos foram infetados com covid-19, quatro vezes mais do que a população em geral, e 1.700 morreram, segundo com dados recolhidos pela Associated Press.

14h46 - Governo alemão pede restrição máxima - O Governo alemão pediu hoje a restrição máxima de contactos pessoais privados, juntamente com as medidas de encerramento da vida pública, alertando que janeiro e fevereiro serão "meses muito difíceis", apesar do início da vacinação.

14h35 - Mike Pence vacina-se em público: O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, foi hoje vacinado com uma dose do fármaco criado pela Pfizer/BioNTech contra a covid-19 durante um evento na Casa Branca, transmitido em direto pela televisão e quando os EUA se preparam para autorizar uma segunda vacina.

14h32 - Para estimular o comércio local, no município de Lamego são oferecidos 10 euros em vale por cada 50 euros em compras, diz a TVI24.

14h29 - Joana Mortágua recorreu à rede social Twitter para destacar a aprovação da proposta do Bloco de Esquerda em relação ao programa de testes rápidos gratuitos nas escolas.

14h23 - Surto em Viana do Alentejo: Um surto de covid-19 com 16 casos, entre funcionários e utentes, foi detetado no Lar da Santa Casa Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), revelou hoje o provedor da instituição.

14h10 - De acordo com o boletim de hoje, morreu em Portugal um jovem com idade entre os 10 e os 19 anos. É a segunda pessoa nesta faixa etária, depois de ter sido reportada a morte de uma adolescente no fim de semana passado.

14h03 - Atualização em Portugal: O país somou, nas últimas 24 horas, mais 4.336 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 75 mortos relacionados com a Covid-19. No total, o país registou 366.952 infetados e 5.977 vítimas mortais.

14h00 - Livraria Barata suspende lay-off: A histórica livraria Barata, em Lisboa, conseguiu angariar 25 mil euros, de 190 mil pretendidos, suspendeu o processo de 'lay-off' que tinha em curso e fez uma parceria com a FNAC para atrair clientes.

13h50 - AR recomenda testes gratuitos nas escolas: A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução do BE que recomenda a disponibilização de testes à covid-19 gratuitos para professores, trabalhadores não-docentes e alunos.

13h28 - O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) reconheceu hoje que as restrições para conter a pandemia de covid-19 vão ter um "impacto significativo" na procura pela região no Natal, mas sobretudo na passagem de ano.

13h25 - O primeiro-ministro, António Costa, assinou hoje o despacho em que o Governo concede tolerância de ponto no dia 24 dezembro aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado.

13h22 -A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.662.792 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro de 2019, na China.Mais de 74.890.910 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 47.866.800 já são considerados curados.

13h20 - A Comissão Europeia assegurou hoje mais de 20 milhões de testes rápidos de antigénios das farmacêuticas Abbott e Roche, por cerca de 100 milhões de euros, para serem distribuídos pelos países da União Europeia (UE) em 2021.

13h14 -Donald Trump anunciou, na sua conta de Twitter, que a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Moderna, foi aprovada no país.
O ainda presidente dos EUA escreve que a vacina foi aprovada "de forma esmagadora" e refere que a sua "distribuição será para começar imediatamente".

13h00 - A região Norte concentrou mais de metade dos novos casos de contágio pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, segundo o Instituto Nacional de Estatística, que aponta uma taxa de incidência nacional de 534 casos por 100 mil habitantes.

12h45 - A Comunidade de Madrid vai intensificar as medidas de segurança e impôr um número máximo de seis pessoas reunidas durante o Natal, noticia o ABC. Estas medidas serão revistas novamente no dia 26 dezembro.

12h40 - Surto em Moura. Um total de 51 pessoas, entre funcionários e residentes, de um lar em Cabeção, no concelho de Mora, está infetado com o SARS-CoV-2, revelou hoje o presidente do município.

12h30 - A Associação da Hotelaria e Restauração considera que as oscilações nos horários de funcionamento dos restaurantes de 15 em 15 dias são dramáticas para as empresas, que precisam de planeamento para funcionar.

12h25 - INEM fez um balanço do transporte de doentes com suspeita da infeção na semana passada:

12h02 - Natal? OMS recomenda evitar reuniões familiares: O Escritório Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa defendeu hoje que o mais seguro em termos de saúde é não visitar familiares nas férias de Natal e ficar em casa.

12h00 - Aulas presenciais são "aposta ganha": O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assinalou esta sexta-feira o fim do primeiro período do ano letivo com uma visita a uma escola em Vila Praia de Âncora, em Caminha, enaltecendo o trabalho "incansável" feito pelos diretores, pelas comunidades educativas, pelos docentes e não docentes na articulação com as famílias, autarquias e a tutela.

"Sabemos que nesta altura do Natal pode eventualmente ser um período de grande provação", notou Brandão Rodrigues, dirigindo um apelo às famílias que têm crianças em escolas para que estas mantenham as regras durante este período de descanso.

11h15 - Espanha inicia vacinação a 27 de dezembro: O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, anunciou esta sexta-feira que o país irá dar início à campanha de vacinação contra a Covid no dia 27 de dezembro, em linha com a informação avançada pela Comissão Europeia, revela o El Periódico.

11h12 - O Governo apresentou, no âmbito da pandemia de Covid-19, umnovo pacote de apoios à economia e às empresas, incluindo apoios a fundo perdido para o pagamento de rendas para empresas com quebras de faturação.

11h09 - Coreia do Sul assinará acordos de vacina COVID-19 até o final do ano:A Coreia do Sul revelou, esta sexta-feira, que o país assinará contratos com duas farmacêuticas no final deste mês para comprar vacinas contra a COVID-19, à medida que os novos casos aumentam no país, revela a agência noticiosa Ancara.

10h41 - A pandemia de covid-19 levou as aulas para dentro de casa em tempo recorde, e criou uma versão moderna da Telescola. A máscara passou a ser material obrigatório no regresso à escola e já ninguém estranha quando alguém falta.

10h20 - Atualização em África: África registou mais 395 mortes devido à covid-19 e somou mais 20.092 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total de 57.817 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

10h18 - Confiança empresarial aumentou na Alemanha: A confiança empresarial aumentou na Alemanha em dezembro, depois de dois meses consecutivos em declínio, porque a economia alemã está a mostrar resistência, apesar de o confinamento afetar determinados setores, foi hoje anunciado.

10h17 - UE chega a acordo sobre mecanismo do Fundo de Recuperação: A presidência alemã do Conselho e o Parlamento Europeu chegaram hoje a acordo sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, composto por 672,5 mil milhões de euros e que constitui o cerne do Fundo de Recuperação da UE.

10h15 - Pandemia libertou mais de 2.000 reclusos: A pandemia de covid-19 marcou em 2020 profundamente o panorama judicial em Portugal, tendo a primeira vaga levado à libertação, por precaução, de 2.200 reclusos e à quase paralisação dos tribunais, com exceções de casos urgentes.

10h14 - Balanço no turismo: Depois de um ano de recordes no turismo, em 2020 o setor sucumbiu aos efeitos da pandemia de covid-19, prejudicado pelas restrições de movimentos que impediram viagens em todo o mundo.

10h13 - Pandemia parou desporto até à retoma - A pandemia de covid-19 paralisou o desporto mundial na primavera de 2020 e ditou uma retoma competitiva a partir de maio, sem público na maioria dos recintos, com calendários ajustados e eventos desviados para Portugal.

10h06 - Atualização na Rússia: O país regista, nas últimas 24 horas, mais 28.552 casos de Covid-19 e 611 mortes. No total, o país soma 2.791.220 infetados e 49.762 mortes desde o início da pandemia.

10h01 - A Câmara de Lisboa apelou à população, no Twitter, que ajude a salvar o comércio local, que tem sido fustigado pela pandemia.

10h00 - Este ano, lembra o SNSna rede social Twitter,não corra riscos e lave as mãos com frequência.

09h19 -China vai vacinar 50 milhões -A China vai vacinar 50 milhões de pessoas, de grupos profissionais específicos, até 12 de fevereiro do próximo ano, para prevenir novos surtos durante as celebrações do Ano Novo Lunar, a maior migração interna do planeta.

09h17 -Quase um terço das empresas não conta retomar os níveis pré-pandemia: Um estudo daManpowerGrouprevela que a percentagem de empregadores que espera retomar aatividadeantesdapandemia, no espaço de um ano, desceu para 29%. Relativamente à contratação,32% dos empregadores portugueses não contam retomar os valores de contratação pré-pandemia.

09h10 -Abílio é Pai Natal há 27 anos, mas nunca teve de estar fechado dentro de uma bolha. Ainda assim, este Pai Natal brasileiro acredita que a magia do Natal não desvanece.

Notícias ao MinutoAbílio da Cruz Pinto, Pai Natal há 27 anos© Reuters

09h07 - Oito freiras, de um convento de Wisconsin, nosEUA, morreram por complicações de saúde provocadas pelaCovid-19, na semana passada. Quatro delas morreram no mesmo dia.

08h47 - Bebés nascidos de mães com Covid-19 têm anticorpos: Cinco bebés nascidos de mulheres com infeção por Covid-19 durante um estudo em Singapura apresentaram anticorpos contra o vírus, embora os investigadores afirmem que ainda não está claro que nível de proteção isso pode oferecer.

08h45 - Afinal, o que se pode fazer no Natal e Ano Novo? O primeiro-ministro pediu "cuidado máximo" para o Natal e anunciou um agravamento das medidas para o Ano Novo. Conheça aqui as medidas atualizadas e saiba o que pode fazer nas duas épocas festivas.

07h35 - Atualização na Alemanha: Alemanha voltou hoje a registar o valor mais alto de infetados desde o início da pandemia. Num dia, o país registou 33.777 infetados e mais 831 óbitos.

07h30 - Recorde as principais medidas adotadas para a Passagem de Ano:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por República Portuguesa (@gov_pt)

07h15 - Marta Temido ouvida hoje na AR: A ministra da Saúde é ouvida pela comissão parlamentar de Saúde e pela comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social em audição conjunta sobre o 'Plano de Vacinação contra a Covid-19', e a requerimento da Iniciativa Liberal.

07h06 - Teste rápido desenvolvido cá: Uma equipa de cientistas portugueses criou um teste de saliva que permite detetar ao fim de meia-hora ou uma hora, através de uma alteração de cor, se uma pessoa está infetada pelo novo coronavírus, foi hoje anunciado.

07h05 - Inclusão dos Migrantes: A Organização Internacional para as Migrações (OIM) recorda hoje, quando se assinala o Dia Internacional dos Migrantes, o papel por eles desempenhado na luta contra a covid-19, defendendo que estas pessoas não podem ser esquecidas na vida pós-pandemia.

07h00 - Enquanto dormia:

Bom dia! Reveja aqui as atualizações de ontem sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório