Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Líbia liberta 18 pescadores da Sicília após reunião com Governo italiano

Os 18 pescadores provenientes da Sicília que estavam detidos na Líbia desde setembro, acusados de pescar em águas territoriais líbias, foram libertados, confirmaram hoje o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros italianos.

Líbia liberta 18 pescadores da Sicília após reunião com Governo italiano
Notícias ao Minuto

14:42 - 17/12/20 por Lusa

Mundo Líbia

A notícia da libertação foi divulgada quando o Presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio, chegaram a Benghazi, na Líbia, para discutir o assunto com as autoridades locais.

"Daqui a poucas horas já poderão abraçar as suas famílias e entes queridos graças aos serviços de informação e a todo o corpo diplomático", anunciou Conte nas redes sociais, numa mensagem acompanhada por uma fotografia dos pescadores em frente aos seus barcos.

"O Governo continua a apoiar fortemente o processo de estabilização na Líbia. Foi isto que o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, e eu reiterámos hoje [ao marechal Khalifa] Haftar durante a nossa reunião em Benghazi", acrescentou o chefe da diplomacia italiana.

No dia 01 de setembro, dois barcos, o Medinea e o Atlantis, foram intercetados e levados para Benghazi, onde os soldados de Haftar, que controla esta região da Líbia, detiveram os 18 homens a bordo, oito dos quais italianos, seis tunisinos, dois filipinos e dois senegaleses.

Desde então, o Governo italiano manteve negociações em segredo com a Líbia, enquanto os familiares se manifestaram todos os dias para exigir a libertação dos pescadores.

"Os pescadores já falaram com as suas famílias e estão a bordo dos seus barcos", acrescentou o presidente da câmara de Mazara del Vallo (costa da Sicília), Salvatore Quinci, à imprensa italiana, adiantando que o anúncio da libertação foi saudado com gritos de alegria e abraços.

"É um presente enorme", disse Ilaria Trinca, filha do capitão do Atlantis, à agência de notícias espanhola Efe, embora ainda não tenha conseguido falar com o pai.

Desde que foram detidos, há mais de três meses, os pescadores estiveram numa casa em Benghazi e só puderam falar ao telefone uma vez.

Na noite de 01 de setembro, nove barcos de pesca de Mazara, uma cidade siciliana dedicada principalmente à pesca, estavam a cerca de 40 milhas da costa de Benghazi, quando um barco de patrulha líbio se aproximou e começou a disparar para o ar. Dois dos barcos pesqueiros foram arrestados.

Os pescadores procuravam o famoso camarão vermelho de Mazara, muito apreciado nos mercados de todo o mundo, mas, segundo os líbios, estavam em águas territoriais do país.

Em 2005, o então líder líbio, Muammar Kadhafi, decidiu unilateralmente estender a chamada Zona Económica Exclusiva (ZEE) de 12 para 74 milhas e considerar ilegal toda a pesca naquela área.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório