Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia assinala 70 anos do levantamento do cerco a Leninegrado

A Rússia assinalou hoje o 70.º aniversário do levantamento do cerco nazi a Leninegrado (São Petersburgo), durante a II Grande Guerra, durante o qual mais de um milhão de pessoas morreu de fome.

Rússia assinala 70 anos do levantamento do cerco a Leninegrado
Notícias ao Minuto

11:32 - 27/01/14 por Lusa

Mundo São Petersburgo

Rodeado por várias dezenas de sobreviventes ao cerco, o Presidente russo, Vladimir Putin, visitou o famoso cemitério Piskaryoskoe, principal memorial às vítimas do cerco.

Putin, que nasceu na cidade há 61 anos, disse que o seu irmão mais velho morreu durante o bloqueio.

O Presidente depositou flores junto de um memorial nas margens do rio Neva, local onde decorreu uma das mais importantes batalhas durante o cerco.

À tarde, Putin deverá encontrar-se com veteranos da guerra e sobreviventes do cerco e assistir a uma peça teatral que evoca esse período da história.

O cerco nazi a Leninegrado (nome de São Petersburgo durante o regime soviético), que se prolongou por 872 dias entre setembro de 1941 e janeiro de 1943, é considerado um dos momentos mais negros da história da Rússia.

O cerco à antiga capital imperial provocou a morte de mais de um milhão de pessoas, segundo historiadores.

As comemorações iniciaram-se às primeiras horas da manhã de hoje com uma parada militar a que assistiram cerca de 1.500 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório