Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Clima: Comité Europeu das Regiões apoia participação de cidadãos

O Comité Europeu das Regiões apoiou hoje o Pacto para o Clima, uma iniciativa que pretende fomentar a participação de cidadãos, comunidades e organizações na ação climática e construir uma Europa sustentável.

Clima: Comité Europeu das Regiões apoia participação de cidadãos
Notícias ao Minuto

23:20 - 16/12/20 por Lusa

Mundo Clima

Como assembleia de cidades e regiões da União Europeia (UE), este Comité comprometeu-se a contribuir ativamente para esse pacto, começando por promover os seus objetivos e fomentar a participação, em particular de entidades locais e regionais, segundo um comunicado que distribuiu.

O Pacto pelo Clima é uma plataforma participativa de apoio ao Pacto Ecológico Europeu, uma nova estratégia de crescimento da UE para conseguir a neutralidade climática para 2050.

O vice-presidente da Comissão Europeia para o Pacto Verde, Franz Timmermans, disse hoje, ao apresentar a iniciativa, que, "para as crises do clima e da biodiversidade, não há vacina", e que a maneira de fazer participar nestes esforços passa pelo Pacto para o Clima.

"Com o Pacto, queremos ajudar todos na Europa a agir (...) e dar a todos a oportunidade de participar na transição verde e inspirarem-se uns aos outros", assinalou.

Entre outros objetivos, vai permitir ligar as pessoas de todas as áreas para desenvolver e aplicar soluções de resposta à crise climática.

Os seus dois objetivos principais são sensibilizar e difundir e apoiar a ação climática em toda a UE.

O autarca de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, propositor do texto do Comité sobre o Pacto, disse hoje, durante o ato de apresentação oficial, que, "para conseguir a neutralidade climática, as cidades devem estar no centro da ação climática".

Recordou que não apenas consomem muita energia e são responsáveis por 70 a 80% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa, como é a nível das cidades onde os cidadãos se envolvem na ação climática.

"Sentimo-nos responsáveis por estas emissões e queremos liderar a ação climática", disse.

Neste contexto, indicou que o Pacto pelo Clima "é a oportunidade de criar um movimento europeu que apoie, alimente e reconheça os esforços climáticos individuais".

Por fim, Trzaskowski insistiu no envolvimento das pessoas: "Ao mesmo tempo que os projeto pan-europeus, que aceleram a ação climática a nível local, necessitamos que os cidadãos se unam no caminho da neutralidade climática. Não podemos fazer o 'Green Deal' sem os cidadãos e sem o nível local".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório