Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Erdogan diz que sanções norte-americanas "atacam soberania" da Turquia

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou hoje as sanções impostas por Washington contra a Turquia por ter adquirido um sistema de defesa aérea russo, dizendo tratar-se de um ataque à "soberania" do seu país.

Erdogan diz que sanções norte-americanas "atacam soberania" da Turquia
Notícias ao Minuto

13:06 - 16/12/20 por Lusa

Mundo Turquia

"Que tipo de aliança é esta? Esta decisão é um ataque aberto à nossa soberania", declarou o Presidente turco durante um discurso, referindo-se ao facto de Turquia e Estados Unidos serem ambos membros da NATO.

Invocando uma lei (Caatsa) aprovada em 2017 pelo Congresso para "enfrentar os adversários dos Estados Unidos por meio de sanções", Washington proibiu na segunda-feira a concessão de qualquer autorização de exportação de armas para a SSB, a agência governamental turca encarregada das compras militares, para punir Ancara pela aquisição do sistema de defesa antiaérea russo S-400.

A decisão prevê ainda sanções contra o presidente do SSB, Ismail Demir, bem como contra outros dirigentes desta instituição.

A Turquia reagiu fortemente contra as sanções dos Estados Unidos, mas especialistas apontaram que Ancara escapou do pior por causa da natureza direcionada da retaliação, que poupou a economia turca, já vacilante.

No seu discurso, Erdogan rejeitou o argumento norte-americano de que os S-400s representam uma "ameaça à segurança" dos sistemas da OTAN.

"É um pretexto. O verdadeiro objetivo é parar o ímpeto do nosso país na indústria de defesa e tornar-nos totalmente dependentes novamente", disse Erdogan.

Segundo o Presidente turco, Ancara optou pelos mísseis russos por falta de acordo com Washington para comprar o equivalente norte-americano (Patriots).

"A Turquia há muito ultrapassou o ponto em que seria prejudicada por este tipo de sanções", acrescentou Erdogan em tom de desafio.

"Redobraremos os nossos esforços para tornar a nossa indústria de defesa independente", acrescentou.

A compra do sistema russo de defesa aérea S-400 por Ancara prejudicou as relações com Washington nos últimos anos.

Os Estados Unidos argumentam que esses mísseis são incompatíveis com os sistemas de defesa da NATO, da qual Ancara é membro assim como os EUA.

A ameaça de sanções dos EUA paira sobre a Turquia desde que recebeu os mísseis no ano passado, mas o Presidente Donald Trump, que tem um bom relacionamento pessoal com Erdogan, absteve-se até agora de tomar alguma atitude.

As sanções dos Estados Unidos somam-se às decididas na quinta-feira pela União Europeia em relação às atividades da Turquia no Mediterrâneo Oriental devido à exploração de gás em áreas marítimas reivindicadas pela Grécia e Chipre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório