Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Uruguai diz que Mercosul tem "compromisso" para ratificação de acordo

O chefe da diplomacia do Uruguai disse hoje que o Mercosul tem "o compromisso" da União Europeia (UE) para a ratificação do acordo entre as duas partes após comprometer-se a elaborar um "texto binacional" com deveres recíprocos para a preservação ambiental.

Uruguai diz que Mercosul tem "compromisso" para ratificação de acordo
Notícias ao Minuto

15:51 - 15/12/20 por Lusa

Mundo Acordo

No decurso da LVII Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), celebrada de forma virtual no âmbito da presidência 'pro tempore' uruguaia do Mercado Comum do Sul (Mercosul), Francisco Bustillo afirmou que este projeto será concretizado nos prazos delineados.

"Conseguimos esse compromisso. O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, deu instruções específicas e concretas ao seu chefe negociador para uma rápida conclusão de todos os temas pendentes", disse Bustillo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros uruguaio afirmou ainda que o bloco sul-americano rejeita qualquer intenção europeia que implique que as medidas e sanções em matéria de meio ambiente estejam apenas focalizadas no Mercosul.

"Também temos muito para fornecer a este debate e por isso concordámos em redigir um texto que seja bidirecional com compromisso recíproco, por outras palavras, que aquilo que acordamos comprometa quer os países do Mercosul como a própria União Europeia", esclareceu.

No decurso do encontro de segunda-feira entre representantes da UE, América Latina e Caribe, foi emitido um comunicado que assinala a vontade de finalizar o processo e trabalhar conjuntamente "num documento adicional ao acordo" que inclua o ambiente e outras questões de "desenvolvimento sustentável".

A LVII Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC) decorre de forma virtual no âmbito da Cimeira do Mercosul, na qual o Uruguai entregará hoje à Argentina a presidência rotativa da organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório