Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Colômbia regista 66 massacres com 255 mortos desde início do ano

A ONU registou, desde o início deste ano, 66 massacres na Colômbia, que provocaram 255 mortos, e o assassínio de 120 defensores dos direitos humanos, anunciou hoje, pedindo às autoridades que tomem "medidas concretas para proteger a população".

Colômbia regista 66 massacres com 255 mortos desde início do ano
Notícias ao Minuto

11:52 - 15/12/20 por Lusa

Mundo ONU

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, "condena a intensificação da violência perpetrada por grupos não estatais, grupos criminosos e outros elementos armados na Colômbia, que têm como alvo os camponeses, os indígenas e os afro-colombianos", afirmou, em comunicado hoje divulgado.

De acordo com a responsável da ONU, é preciso ainda somar a estes números o assassinato de 244 ex-combatentes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) desde o acordo de paz concluído em 2016 entre este grupo de rebeldes armados e o Governo colombiano.

"Infelizmente, a violência tornou-se banal na Colômbia depois de décadas de conflitos armados, mas ninguém deveria aceitar isso", disse Bachelet.

Segundo o Alto Comissariado, a comunidade indígena dos Nasa foi particularmente atingida, com 66 dos seus membros mortos só este ano.

Enquanto isso, o assassinato do governador indígena Miguel Rito Tapi, em 03 de dezembro, forçou cerca de 900 pessoas da sua comunidade a fugir para uma cidade próxima, implorando às autoridades que as protegessem.

"Apelo às autoridades colombianas para que tomem medidas mais fortes e muito mais eficazes para proteger as populações desta violência abjeta e omnipresente", sublinhou Michelle Bachelet que apelou ao desmantelamento dos grupos criminosos que sucederam aos vários grupos paramilitares, conforme estipulado no acordo de paz de 2016.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos pediu ainda que sejam feitas investigações "substantivas, imparciais, independentes e transparentes" sobre as acusações de violações aos direitos humanos, referindo que, apesar de acreditar que procurador-geral da Colômbia faz um bom trabalho, considera que as autoridades devem ir mais longe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório