Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Alemanha exige que EMA aprove vacina antes do Natal

O ministro da Saúde alemão aumentou a pressão sobre a Agência Europeia do Medicamento.

Alemanha exige que EMA aprove vacina antes do Natal
Notícias ao Minuto

10:14 - 15/12/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O ministro da Saúde alemão aumentou a pressão sobre a Agência Europeia do Medicamento (EMA) e exigiu que seja aprovada uma vacina contra o novo coronavírus antes do Natal. "O nosso objetivo é ter uma vacina aprovada antes do Natal para que possamos começar a vacinar ainda este ano", disse Jens Spahn, citado pela agência dpa.

Já no passado domingo, Spahn tinha expressado a sua impaciência com a EMA ao notar que o país tinha criado mais de 400 centros de vacinação, tinha ativado mais de 10 mil médicos e profissionais de saúde e estava preparado para começar a vacinar a partir desta terça-feira.

O ministro pretende uma aprovação rápida da vacina da farmacêutica alemã BioNTech produzida em conjunto com a norte-americana Pfizer, que já foi autorizada para uso no Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, entre outros. Mas a Alemanha ainda não pode usá-la pois está dependente da aprovação da Agência Europeia do Medicamento, que avalia os medicamentos e vacinas para os países da União Europeia.

Parte do problema poderá estar no facto de a UE querer iniciar vacinação em todos os países ao mesmo tempo, mas a Alemanha diz estar mais preparada e mais cedo do que outros.

Recorde-se que a Alemanha anunciou ontem um endurecimento das regras para travar a propagação do novo coronavírus com o encerramento de escolas e de todo o comércio não essencial a partir de quarta-feira e até 10 de janeiro. Desde o início da pandemia, a Alemanha registou 1,3 milhões de infeções e quase 22 mil mortos, segundo números oficiais.

Leia Também: Alemanha regista 14.432 novos casos de Covid e mais 500 mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório