Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Quase 1,2 milhões de europeus contra produtos ligados à desflorestação

Quase 1,2 milhões de pessoas assinaram uma petição, hoje entregue à Comissão Europeia, a pedir que a União Europeia impeça a entrada no mercado comum de produtos ligados à desflorestação.

Quase 1,2 milhões de europeus contra produtos ligados à desflorestação
Notícias ao Minuto

17:08 - 14/12/20 por Lusa

Mundo Desflorestação

A petição foi assinada por 1.193.652 pessoas, número recorde de assinaturas numa consulta pública sobre matérias ambientais, e foi hoje entregue de forma "online" ao comissário Frans Timmermans, primeiro vice-Presidente da Comissão da União Europeia, e ao comissário Virginijus Sinkevicius, responsável pela pasta do Ambiente, Oceanos e Pescas.

Portugal, com 12.545 assinaturas na petição, foi o 15.º país europeu com mais signatários, anunciou hoje em comunicado a Associação Natureza Portugal (ANP), parceira em Portugal da organização internacional World Wide Fund For Nature (WWF), uma das entidades organizadoras da iniciativa.

Os subscritores, diz-se no documento, apelam aos legisladores europeus para que criem uma lei que impeça os produtos ligados à desflorestação e à conversão de ecossistemas de chegarem ao mercado comum.

"A União Europeia tem o poder de ajudar a pôr termo à destruição das florestas mundiais, aprovando uma nova lei que coloque os produtos ligados à desflorestação fora do mercado comum", diz Catarina Grilo, diretora de Conservação e Políticas da ANP|WWF, citada no comunicado.

A recolha de assinaturas foi feita através da campanha "#Together4Forests" (#Juntos pelasFlorestas) e surgiu, explica a associação, como resposta à sucessiva destruição de florestas e outros habitats em todo o mundo. Partiu da iniciativa de mais de 160 organizações não governamentais

Desde 2015 que em cada ano são destruídos 10 milhões de hectares (pouco mais do que o total do território de Portugal) destes ecossistemas, alerta a ANP, sublinhando que os países da União Europeia são responsáveis "por mais de 10% da destruição das florestas mundiais", devido ao consumo que fazem de produtos como carne, laticínios, soja para alimentação animal, óleo de palma, borracha, café e cacau.

A campanha de recolha de assinaturas foi lançada em setembro.

Além das alterações climáticas e dos incêndios, o aumento dos terrenos agrícolas também está a destruir as florestas e outros habitats e os europeus consomem produtos resultantes dessas ações, mesmo sem o saberem.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório