Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Michelle Bachelet "consternada" com execução de opositor iraniano Zam

A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU afirmou-se hoje "consternada" pela execução, no fim de semana, do opositor iraniano Rouhollah Zam e denunciou o recurso "alarmante e crescente" de Teerão à pena de morte.

Michelle Bachelet "consternada" com execução de opositor iraniano Zam
Notícias ao Minuto

14:25 - 14/12/20 por Lusa

Mundo ONU

"A sua condenação à morte e a sua execução por enforcamento são emblemáticas de um padrão de confissões forçadas obtidas por meio de tortura e divulgadas pela imprensa do Estado, servindo como base para a condenação de pessoas, afirmou Michelle Bachelet numa declaração enviada à comunicação social.

Ruhollah Zam, qualificado como "jornalista e dissidente" pela organização Amnistia Internacional (AI), foi enforcado no sábado de manhã no Irão, após ter sido considerado culpado de incentivar (através do canal Amadnews, que dirigia, na plataforma de mensagens Telegram) a contestação de 2017-2018 no Irão, durante a qual foram mortas pelo menos 25 pessoas.

No domingo, o Irão convocou os embaixadores da Alemanha e de França em Teerão, para protestar contra a condenação da execução na véspera pela União Europeia e Paris.

A morte de Ruhollah Zam ocorre numa altura em que várias potências europeias esperam reavivar o acordo internacional sobre o nuclear iraniano, aproveitando a saída da Casa Branca do presidente cessante, Donald Trump, no início de 2021.

A contestação internacional à decisão de Teerão tem sido uma constante, com a última delas a levar ao adiamento de um fórum económico Europa/Irão, previsto para se iniciar hoje.

A decisão tem na base o anúncio do boicote ao fórum por várias personalidades europeias, entre eles os embaixadores francês, alemão, austríaco e italiano no Irão, em protesto contra a execução de Zam.

A iniciativa deveria durar três dias e estavam previstas as intervenções do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, e do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif.

O comité organizador do evento virtual, que inclui o Centro para o Comércio Internacional, agência da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da ONU, "decidiu tomar a medida excecional de adiar a conferência", indicou num comunicado.

"Os círculos de negócios europeus e iranianos continuam a ver um grande potencial nas suas trocas comerciais", acrescentou o comité.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório