Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Londres anuncia negociações com EDF para construção de central nuclear

O governo britânico anunciou hoje que iniciará negociações com a gigante francesa de energia EDF para a construção de uma nova central nuclear Sizewell C em Suffolk, no lado leste da Inglaterra.

Londres anuncia negociações com EDF para construção de central nuclear
Notícias ao Minuto

08:39 - 14/12/20 por Lusa

Mundo Londres

As autoridades públicas não excluem a participação no financiamento para permitir que a central veja a luz do dia, de acordo com um comunicado que divulga várias medidas para tornar a economia britânica mais verde.

projeto Sizewell C está avaliado em 20 mil milhões de libras (22 mil milhões de euros), de acordo com a imprensa britânica.

Londres especifica que o projeto terá que ser equilibrado financeiramente e obter luz verde regulatória, antes que uma decisão final de investimento seja tomada.

EDF anunciou em maio que tinha avançado com um pedido para construir esta central, um processo que foi adiado devido à pandemia.

Com potência total de 3,2 GW, a Sizewell C poderá fornecer eletricidade a seis milhões de residências e a construção deve gerar 25 mil empregos, estimou na altura o grupo francês.

No 'site' do projeto Sizewell estão descritas duas fábricas: Sizewell A, que foi inaugurada na década de 1960 e encerrada em 2006, e Sizewell B, que foi inaugurada em 1995 e ainda está em operação.

A central foi projetada como uma quase réplica da de Hinkley Point, localizada em Somerset (sudoeste da Inglaterra), e deve ser desenvolvida pela EDF, junto com a chinesa CGN. Tal deve permitir, segundo a EDF, reduzir riscos e custos.

O Governo, no comunicado, não menciona a CGN, que deve ser uma parceira minoritária no projeto ao lado da EDF, mesmo com as relações económicas entre Londres e Pequim tensas desde a decisão de excluir a Huawei da rede 5G no país.

Hinkley Point C, validada pelo governo do Reino Unido em 2016, é a única central nuclear em construção no país.

O nuclear fornece cerca de 20% da eletricidade do país e o governo quer manter essa participação para alcançar a neutralidade de carbono em 2050, o que exige que novos projetos substituam as centrais nucleares britânicas que fecharam ou estão prestes a chegar ao fim de vida.

Leia Também: Rússia testou com sucesso quatro mísseis balísticos intercontinentais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório