Procurar

RCAfricana. Guterres apela a desenrolar pacífico da eleição

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou aos cidadãos da República Centro-Africana (RCA) para que a campanha que começa hoje para as eleições legislativas e presidencial se desenrole de maneira pacífica.

RCAfricana. Guterres apela a desenrolar pacífico da eleição

© Reuters

Lusa
12/12/2020 06:31 ‧ há 4 anos por Lusa

Em mensagem via rádio, Guterres salienta que estas eleições constituem "uma importante oportunidade para consolidar a paz, a ordem constitucional e as conquistas democráticas resultantes das eleições de 2015-2016, que acabaram com um período de instabilidade e conflito".

Guterres, na sua mensagem, apelou a uma participação maciça nas eleições, cujo dia de votação vai ser em 27 de dezembro.

"Exorto todos os dirigentes políticos, os seus apoiantes, os porta-vozes e a comunicação social de se abster de todo o discurso de ódio, de incitação à violência e de desinformação", disse, realçando a preocupação com a prevenção de instabilidade sociopolítica.

No fim, Guterres reiterou "o compromisso das Nações Unidas em continuar a apoiar o povo centro-africano nos seus esforços de consolidação da paz, da democracia e do desenvolvimento durável".

A ONU mantém uma missão no país, a MINUSCA, com o objetivo de estabilizar a situação de segurança.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

Um acordo de paz foi assinado em Cartum, capital do Sudão, em fevereiro de 2019 por Governo e por 14 grupos armados, e um mês mais tarde as partes entenderam-se sobre um governo inclusivo, no âmbito do processo de paz.

Portugal está presente na RCA desde o início de 2017, estando agora neste país a 7.ª Força Nacional Destacada, constituída por 180 militares, integrada na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10