Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Maioria republicana no Congresso apoia Trump para invalidar resultados

Mais de metade dos republicanos no Congresso, incluindo os seus dois principais líderes, apoiam o processo judicial no Texas que procura invalidar a vitória do Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

Maioria republicana no Congresso apoia Trump para invalidar resultados
Notícias ao Minuto

23:31 - 11/12/20 por Lusa

Mundo EUA

Dezassete procuradores-gerais republicanos e 126 membros do Congresso juntaram-se ao Texas e ao Presidente, Donald Trump, para incitar o Supremo Tribunal dos Estados Unidos a anular milhões de votos em quatro Estados, com base em alegações, sem provas, de fraude.

Hoje o líder republicano no Senado, Kevin McCarthy, da Califórnia, e Steve Scalise, do Louisiana, demonstraram apoio à ação de Trump, que pediu quarta-feira ao Supremo Tribunal para travar a vitória do presidente eleito, Joe Biden, em quatro Estados-chave, alegando que os governadores desses Estados utilizaram a pandemia provocada pela covid-19 como "pretexto" para alterarem as regras eleitorais, com o intuito de permitir mais votações por correspondência, uma opção escolhida por milhões de americanos.

Alguns republicanos exprimiram preocupações sobre o caso. Muitos outros têm permanecido em silêncio.

"O Texas é um grande Estado, mas não sei exatamente porque tem o direito de dizer a quatro outros Estados como devem dirigir as suas eleições. Por isso estou a ter dificuldade em perceber a base para esse processo", disse o senador republicano Lamar Alexander, à NBC.

O professor de direito na Universidade da Califórnia Rick Hasen escreveu num tweet que "o Supremo Tribunal não vai anular as eleições no caso do Texas, como o Presidente lhes disse para fazer".

O processo instaurado contra Michigan, Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin repete acusações refutadas, e não fundamentadas, sobre a votação em quatro Estados que deram a vitória ao candidato democrata, Joe Biden.

O caso exige que o Supremo Tribunal invalide um total de 62 votos do Colégio Eleitoral dos quatro Estados, um expediente sem precedentes na história americana.

Ao processo judicial do Texas juntaram-se 17 outros em que Trump ganhou. São eles a Florida, Missouri, Alabama, Arkansas, Indiana, Kansas, Louisiana, Mississippi, Montana, Nebraska, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Oklahoma, Carolina do Sul, Tennessee, Utah e Virgínia Ocidental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório