Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Período de isolamento passa de 14 para 10 dias no Reino Unido

Alteração começa a ser aplicada a partir de segunda-feira em Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, sendo que já se encontra em vigor no País de Gales.

Covid-19: Período de isolamento passa de 14 para 10 dias no Reino Unido
Notícias ao Minuto

12:23 - 11/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronvírus

A partir de segunda-feira, dia 14, quem tiver tido contacto com um caso positivo de Covid-19 no Reino Unido passa a ter de cumprir um período de isolamento de 10 dias ao invés de 14, noticia a Sky News

A alteração, que já se encontra em vigor no País de Gales desde o início desta semana, começa a ser aplicada também em Inglaterra, Escócia e Reino Unido. 

A regra, anunciada pelas autoridades de saúde esta sexta-feira, aplica-se também aos viajantes colocados em quarentena depois de regressarem dos países que não estão na lista de corredores aéreos. 

A redução do período de isolamento e de quarentena acompanha uma revisão das evidências feita pelos diretores-gerais da saúde das quatro nações (de Inglaterra, Chris  Whitty, da Escócia, Gregor Smith, da Irlanda do Norte, Michael e do País de Gales, Frank Atherton). 

Numa declaração conjunta, os quatro responsáveis disseram estar "confiantes" que o período de isolamento podia ser encurtado, com base nas evidências. 

"O auto-isolamento é essencial para reduzir a propagação da Covid-19, uma vez que quebra as cadeias de transmissão", disseram, mostrando confiança na decisão de encurtar esse período para 10 dias após contactar com um caso positivo.

Quem regressar ao Reino Unido de outros países que não constem da lista de corredor aéreo deve igualmente cumprir um período de isolamento de 10 dias. 

"Pessoas com teste positivo devem continuar a isolar-se por 10 dias a partir do início dos sintomas ou 10 dias a partir do momento em que tenham um teste positivo, se assintomáticas", explicaram. "Pedimos a todos que cumpram o isolamento sempre que necessário, isso salvará vidas", acrescentaram ainda.

De acordo com a atualização feita na quinta-feira, o Reino Unido registou 516 mortes, uma descida pelo segundo dia consecutivo, e 20.964 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, quatro mil a mais do que no dia anterior.  Na quarta-feira tinham sido notificadas 533 mortes e 16.578 novos casos.

Atualmente, a média diária dos últimos sete dias é de 427 mortes e 16.236 infeções

Desde o início da pandemia Covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 63.082 mortes de covid-19 e 1.787.783 casos. Apesar de o número de mortes continuar a descer, a taxa de infeções voltou a acelerar nos últimos dias, em particular em Londres.  

O presidente da Câmara Municipal da capital, Sadiq Khan, fez um apelo para que os londrinos sigam as regras e evitem assim que a cidade seja colocada no nível mais elevado de restrições na próxima semana, quando o governo fizer uma avaliação das medidas em vigor nas diferentes partes de Inglaterra. 

Na quarta-feira, o diretor geral de Saúde, Chris Whitty, e o principal conselheiro científico do Executivo, Patrick Vallance, manifestaram receio de uma terceira vaga da pandemia em janeiro e fevereiro, devido ao alívio das regras de distanciamento e ao aumento de contactos sociais durante a época do Natal.

Recorde-se que o Reino Unido tornou-se, na passada terça-feira, dia 8 de dezembro, o primeiro país do mundo a iniciar a vacinação contra a Covid-19. Uma mulher de 90 anos foi a primeira a receber esta vacina. Milhões de doses vão agora ser aplicadas nos próximos meses. Em Portugal, esse processo deverá arrancar no dia 5 de janeiro, com o começo da vacinação da população considerada prioritária. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório