Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Kiev negoceia nova troca de prisioneiros e retirada de tropas

A Ucrânia anunciou hoje que vai discutir com a Rússia e os separatistas pró-russos uma troca de prisioneiros e novas retiradas de tropas no leste do país, mas acusa Moscovo de bloquear o processo de paz.

Kiev negoceia nova troca de prisioneiros e retirada de tropas
Notícias ao Minuto

14:12 - 10/12/20 por Lusa

Mundo Ucrânia

Segundo um comunicado oficial divulgado em Kiev, que cita o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, "a atividade da Ucrânia" demonstrou que tem "todo o interesse na paz e que a Rússia bloqueia a aplicação dos acordos" concluídos há um ano numa cimeira quadripartida em Paris.

As autoridades ucranianas estão designadamente dispostas a novas retiradas de tropas em pequenas zonas da frente, a operações de desminagem, e ainda a uma nova troca de prisioneiros com s separatistas, acrescentou Zelenskiy sem mais pormenores.

"As negociações prosseguem" sobre este assunto com Moscovo, Kiev e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), precisou à agência noticiosa AFP Iulia Mndel, porta-voz do Presidente.

"Transmitimos as listas de pessoas para a troca" e "fazemos os possíveis" para que possa ocorrer antes do final do ano, acrescentou.

Em dezembro de 2019, Zelenskiy e o seu homólogo russo Vladimir Putin, sob a mediação do Presidente francês Emmanuel Macron e da chanceler alemã Angela Merkel, promoveram uma cimeira em Paris que permitiu alguns avanços no processo de paz.

Os quatro dirigentes previram encontrar-se de novo, mas a pandemia de covid-19 e a ausência de progressos na aplicação das decisões anunciadas colocaram em suspenso uma nova cimeira.

A guerra com os separatistas pró-russos na Ucrânia, iniciada em 2014, provocou mais de 13.000 mortos e 1,5 milhões de deslocados.

Os acordos de paz assinados em Minsk em 2015 permitiram uma redução considerável das violências, mas a resolução política do conflito permanece bloqueada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório