Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Papa recebe nova presidência da Conferência Episcopal em 8 de janeiro

O Papa Francisco vai receber a nova presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em 08 de janeiro, anunciou hoje o porta-voz e secretário da instituição, padre Manuel Barbosa.

Papa recebe nova presidência da Conferência Episcopal em 8 de janeiro
Notícias ao Minuto

16:36 - 09/12/20 por Lusa

Mundo Papa Francisco

"Está programada uma audiência do Santo Padre com a nova presidência da Conferência Episcopal. Será a 08 de janeiro em Roma, no Vaticano, esperando que se consiga realizar essa audiência", disse Manuel Barbosa.

O porta-voz falava em Fátima, distrito de Santarém, após mais uma reunião da Comissão Permanente da CEP.

Segundo o sacerdote, "será uma audiência de dar a conhecer a nova presidência da Conferência, mas, sobretudo, para abordar alguns assuntos da Igreja em Portugal".

O encontro, onde vão estar o presidente e vice-presidente da CEP, José Ornelas e Virgílio Antunes, respetivamente, e o padre Manuel Barbosa servirá também para pedir "a bênção e orientações do Papa" para a Igreja Católica no país, sendo que a situação da pandemia de covid-19 deverá ser igualmente referida.

"É obvio que assim seja, é evidente", adiantou Manuel Barbosa, admitindo ainda que a realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2023 em Lisboa, poderá ser outro assunto a abordar.

O bispo de Setúbal, José Ornelas Carvalho, foi eleito em 16 de junho presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, substituindo no cargo o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, informou a agência Ecclesia.

José Ornelas foi eleito presidente do Conselho Permanente da CEP e como vice-presidente os bispos portugueses elegeram Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.

A vice-presidência da CEP era ocupada pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Os prelados elegeram ainda como vogais do Conselho Permanente para o triénio 2020-2023 Manuel Clemente, Manuel Linda (bispo de Porto), José Cordeiro (bispo de Bragança-Miranda), António Marto (bispo de Leiria-Fátima) e Francisco Senra Coelho (arcebispo de Évora). O padre Manuel Barbosa mantém-se como secretário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório