Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Relator da ONU pede libertação de Assange até eventual extradição

Um relator especial da ONU pediu hoje às autoridades britânicas que "libertem imediatamente" o fundador do WikiLeaks Julian Assange ou que decretem a sua prisão domiciliária até que exista uma decisão sobre o pedido norte-americano de extradição.

Relator da ONU pede libertação de Assange até eventual extradição
Notícias ao Minuto

15:04 - 08/12/20 por Lusa

Mundo WikiLeaks

"Assange não é um criminoso e não representa qualquer ameaça para ninguém, como tal o seu isolamento prolongado numa prisão de alta segurança não é necessário, nem proporcional, e carece claramente de uma base legal", declarou o relator especial da ONU sobre tortura, o suíço Nils Melzer, num comunicado.

A opinião deste especialista, que é mandatado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, é independente e não vincula o órgão das Nações Unidas.

Julian Assange encontra-se atualmente detido na prisão de alta segurança londrina de Belmarsh, onde as condições de detenção são denunciadas por Nils Melzer.

Em Belmarsh, o fundador do WikiLeaks aguarda uma decisão da justiça britânica, que deverá deliberar em 04 de janeiro sobre o pedido de extradição feito pelos Estados Unidos, que pretendem julgar Assange pela divulgação de centenas de milhares de documentos confidenciais.

Para o relator especial da ONU, o "isolamento prolongado" de Assange equivale "não só a uma detenção arbitrária, mas também a tortura e a outros tratamentos ou castigos cruéis, desumanos ou degradantes".

Nils Melzer expressou ainda particular preocupação em relação "à exposição de Assange à covid-19 tendo em conta a sua condição médica preexistente".

"Atualmente, está detido para fins exclusivamente preventivos, para assegurar a sua presença durante o julgamento em curso sobre o pedido de extradição norte-americano, um processo que poderá durar vários anos", referiu o relator especial, apelando ainda às autoridades britânicas para que não extraditem Assange para os Estados Unidos da América (EUA) devido aos "graves problemas de direitos humanos" verificados naquele país.

A justiça norte-americana quer julgar o australiano de 49 anos por este ter divulgado, desde 2010, mais de 700.000 documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas dos EUA, principalmente no Iraque e no Afeganistão.

Julian Assange é acusado pelos Estados Unidos de cerca de duas dezenas de crimes, incluindo espionagem e divulgação de documentos diplomáticos e militares confidenciais, arriscando até 175 anos de prisão caso seja considerado culpado.

O fundador do WikiLeaks esteve refugiado durante sete anos na Embaixada do Equador em Londres, de 2012 até abril de 2019, quando as autoridades equatorianas decidiram retirar o direito de asilo concedido e as autoridades britânicas o detiveram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório