Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Marrocos quer avançar ainda este mês com vacinação

Marrocos divulgou hoje que pretende avançar ainda este mês com uma ambiciosa campanha de vacinação contra a doença covid-19 em todo o país, que terá como objetivo abranger 80% da população adulta, ou seja, 25 milhões de marroquinos.

Covid-19. Marrocos quer avançar ainda este mês com vacinação
Notícias ao Minuto

13:41 - 08/12/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As autoridades marroquinas estabeleceram, até ao momento, um protocolo com a vacina experimental desenvolvida pela chinesa Sinopharm, que já foi aprovada para utilização de emergência em alguns países, mas que ainda está a realizar ensaios clínicos em fase avançada em 10 países.

As primeiras doses poderão chegar dentro de dias, segundo afirmou uma fonte oficial do Ministério da Saúde marroquino em declarações à agência norte-americana Associated Press (AP).

"Estamos a fazer o nosso melhor para começar em meados de dezembro", declarou o ministro da Saúde, Khalid Ait Taleb, igualmente citado pela AP, sem avançar, no entanto, com uma data exata.

O ministro indicou também que a vacina contra a covid-19 não será obrigatória em Marrocos, mas será gratuita.

As autoridades marroquinas frisaram que a campanha de vacinação irá arrancar assim que os reguladores nacionais aprovarem o uso das vacinas, precisando que os grupos prioritários vão ser os profissionais do setor da saúde e outros trabalhadores que estão na linha da frente do combate à pandemia, bem como os idosos e as pessoas que sofrem de doenças crónicas.

A operação no terreno vai contar com 2.888 centros de vacinação e unidades móveis que irão vacinar pessoas em fábricas, escritórios, universidades e prisões.

O Ministério da Saúde marroquino avançou igualmente que serão mobilizados para a campanha de vacinação mais de 12.000 profissionais de saúde. A operação também vai envolver os militares, de forma a assegurar uma rápida distribuição das vacinas.

Marrocos encomendou um total de 10 milhões de doses da vacina Sinopharm, que já foi testada, entretanto, em 600 marroquinos no âmbito de ensaios clínicos desenvolvidos este outono.

As entregas iniciais vêm da China, mas Marrocos também está a planear produzir a vacina localmente, segundo avançou um alto funcionário do Ministério da Saúde, Abdelhakim Yahyan, à agência noticiosa estatal marroquina MAP.

Em paralelo, Marrocos deverá constar entre os 92 países de baixo e médio rendimento que irão contar com o apoio do Mecanismo de Acesso Mundial às Vacinas contra a Covid-19 (COVAX), um mecanismo global coliderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a compra e distribuição equitativa de vacinas.

Perante uma população cética em relação à segurança e à eficácia das vacinas, especialistas e profissionais de saúde têm surgido nas últimas semanas na televisão marroquina para esclarecerem informações sobre as vacinas contra a covid-19 e encorajarem os marroquinos a serem imunizados.

Desde o início da crise pandémica, Marrocos contabiliza 6.320 vítimas mortais e 381.188 casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com os dados mais recentes.

A pandemia da doença covid-19 já provocou pelo menos 1.545.320 mortos resultantes de mais de 67,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório