Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Papa Francisco vai visitar o Iraque em março

O Papa Francisco visitará o Iraque entre 5 e 8 de março de 2021, informou hoje o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, num comunicado.

Papa Francisco vai visitar o Iraque em março
Notícias ao Minuto

12:05 - 07/12/20 por Lusa

Mundo Papa Francisco

"O Papa Francisco, aceitando o convite da República do Iraque e da Igreja Católica local, fará uma viagem apostólica a este país de 5 a 8 de março de 2021", disse o porta-voz.

Matteo Bruni disse que o Papa "visitará Bagdad, a planície de Ur, ligada à memória de Abraão, a cidade de Erbil (capital da região autónoma curda), bem como Mossul e Qaraqosh, na planície de Nínive".

O programa detalhado da viagem "será publicado oportunamente" e "levará em consideração os desenvolvimentos da emergência global de saúde" relacionados com a pandemia da covid-19.

O Papa Francisco expressou em várias ocasiões o seu desejo de visitar aquele país para apoiar os cristãos perseguidos durante todos esses anos e de viajar para uma terra "que tanto sofreu".

Esta viagem sem precedentes para um Papa "simboliza uma mensagem de paz para o Iraque e para toda a região", reagiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano num comunicado.

Antes da pandemia do novo coronavírus, o Papa Francisco havia expressado claramente o seu desejo de visitar o Iraque, referindo-se à população do país como "martirizada" pela guerra.

Ao receber os representantes das obras de ajuda às Igrejas Orientais em junho de 2019, Francisco manifestou novamente a sua "vontade" de ir ao Iraque em 2020.

O Papa recebeu também no Vaticano, em janeiro de 2020, o Presidente iraquiano, Barham Salih.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório