Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Argelino condenado a pena suspensa por ameaçar segurança nacional

O ativista Karim Tabbou, figura central do movimento de protesto popular na Argélia, foi hoje condenado a uma pena suspensa de um ano por "comprometer a segurança nacional", anunciaram os seus advogados.

Argelino condenado a pena suspensa por ameaçar segurança nacional
Notícias ao Minuto

11:49 - 07/12/20 por Lusa

Mundo Argélia

De acordo com uma das advogadas, citadas pela agência francesa de notícias AFP, Karim Tabbou também foi condenado a pagar uma multa de 100 mil dinares (cerca de 670 euros) pelo tribunal de Koléa, perto de Argel.

O ativista também processado por "abalar a moral do exército", pelo que o procurador exigia três anos de prisão e uma multa de 100 mil dinares, mas não foi essa a condenação, adiantou a advogada Nassima Rezazgui.

Tabbou já tinha sido condenado em março, num tribunal de recurso, por um outro caso que lhe valeu a mesma acusação -- "comprometer a segurança nacional" -, sentença que já cumpriu.

"É realmente lamentável condenar uma pessoa duas vezes pela mesma acusação. É uma violação da lei. Continuamos a lutar para ter um Estado de Direito", comentou a advogada.

Rosto muito popular do "Hirak", um movimento de protesto popular pacífico que agita a Argélia desde fevereiro de 2019 Tabbou, de 47 anos, é também líder de um pequeno partido de oposição não aprovado, o União Democrática e Social (UDS).

A sua fotografia foi regularmente mostrada em cartazes durante manifestações semanais contra o poder na Argélia até estas concentrações terem sido suspensas em março devido à crise sanitária causada pela pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório