Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Superada 'barreira' dos cinco mil óbitos. Vacina isenta de IVA

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Superada 'barreira' dos cinco mil óbitos. Vacina isenta de IVA
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Em véspera de feriado, Portugal continua sob medidas restritivas, as quais impedem a circulação entre concelhos até às 23h59 de amanhã, exceto para quem vai trabalhar, prestar apoio a membros da família, comprar medicamentos ou cumprir as responsabilidades parentais. Esta segunda-feira não há aulas e os funcionários públicos têm tolerância de ponto. Os restaurantes podem funcionar fora do período compreendido entre as 8h e as 15h na véspera do feriado desde que exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio.

As medidas visam evitar movimentos que possam aumentar o risco de contágio por Covid-19, sendo que esta segunda-feira, Portugal contabiliza mais 78 mortes e mais 2.597 casos de Covid-19.

As medidas agora em vigor serão atualizadas a partir de quarta-feira, altura em que se dá início a um novo período de Estado de Emergência, desta vez tendo em vista as comemorações do Natal e do Ano Novo.

Conheça (ou recorde) aqui todas as medidas que estarão em vigor no Natal e Ano Novo e aqui os níveis de risco nos concelhos a partir da próxima quarta-feira, dia 9.

Pode consultar ainda os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h00 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.

14h45 - A Índia soma mais de 32 mil casos de infeção. Segundo dados do ministério da Saúde daquele país, em 24 horas, registaram-se mais 32.981 casos de Covid-19 e 391 vítimas mortais. Desde o início da pandemia, há a registar 9.677.203 infetados e 140.5732 vítimas mortais.

14h22 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde. Nas últimas 24 horas, Portugal reportou mais 2.597 novos contágios (1.231 só na região Norte) e 78 óbitos, ultrapassando a 'barreira' dos cinco mil óbitos (5.041) desde o início da pandemia no país. Mas, recuperaram da Covid mais 2.788 pessoas, sendo o número atual de casos ativos negativo (menos 269).

Destaque ainda mais os internamentos, há hoje mais 99 doentes em enfermaria (3.367 no total), dos quais 513 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos um do que na véspera).

14h11- As ações das empresas desenvolvedoras de vacinas para a covid-19 Moderna e BioNTech subiram 410,4% e 258,4%, respetivamente, desde o início de março até à passada sexta-feira, segundo dados da Bloomberg consultados pela Lusa.

13h40 - A Covid-19, o piloto Miguel Oliveira e o papa Francisco foram alguns dos temas mais falados nas redes sociais Facebook e Instagram em 2020, divulgou hoje a empresa de Mark Zuckerberg.

13h38 - O surto de covid-19 que afetou o lar de Malhadas, em Miranda do Douroinfetando 42 utentes e 18 colaboradores, provocando a morte a um idoso, foi dado como sanado, indicou hoje a direção do lar.

13h33 - Jeremih já conseguiu ter alta hospitalar, depois de ter estado nos cuidados intensivos a lutar contra a Covid-19. O cantor ainda está a recuperar da doença, mas agora a partir de casa, como informa o TMZ

13h29 - O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje isentar da cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) as futuras vacinas para a covid-19 e 'kits' de despiste ao novo coronavírus, medidas em vigor até final de 2022.

13h18 - Um novo medicamento antiviral, MK-4482/EIDD-2801 ou Molnupiravir, mostrou-se eficaz a travar o contágio do novo coronavírus em furões, descobriram investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Estadual da Geórgia. Se os resultados se confirmarem em seres humanos, o Molnupiravir poderá travar a transmissão do vírus SARS-CoV-2 em 24 horas. 

13h11 - A Santa Casa da Misericórdia de Chaves, que tem mais de 150 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre funcionários e utentes, regista mais três mortes de utentes, num total de quatro.

13h05 -  O Governo dinamarquês anunciou hoje o encerramento, a partir de 09 de dezembro, das escolas a partir do 5.º ano, restaurante e bares em 38 cidades, incluindo as três maiores do país, devido ao aumento de casos de covid-19.

12h59 - A atriz Kyle Richards e a filha, Sophia Umansky, de 20 anos, testaram positivo para a Covid-19, como a atriz confirmou na sua página de Instagram, este domingo.  

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Kyle Richards Umansky (@kylerichards18)

12h51 - Um surto de covid-19 num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (Portalegre) infetou pelo menos 36 utentes e funcionários.

12h49 - A qualidade da formação médica poderá ser afetada por um projeto de portaria do Governo que prevê menos tempo, alteração de conteúdos e desvio de internos para combater a covid-19, alertou a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

12h44 - A Comunidade de Madrid vai realizar testes em alguns hotéis entre 9 e 23 de dezembro. Trata-se do projeto 'Ambiente Seguro de Covid' nos hotéis para promover o turismo seguro na região e reforçar a posição de Madrid como um destino competitivo, noticia o El Pais.

12h38 - Médicos e enfermeiros italianos estão a protestar na rua contra a suspensão temporária da contração pública de pessoal médico, em plena pandemia.

12h25 - A pandemia de covid-19 já provocou a morte de pelo menos 1.535.987 pessoas em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso na China, no final de 2019. Segundo a contabilização feita pela agência de notícias francesa até às 11:00 de hoje, mais de 67.009.760 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 42.678.900 já foram considerados curados.

12h00 - A digressão europeia de Nick Cave & The Bad Seeds, prevista para 2021 e que incluía passagem por Lisboa no dia 24 de maio, foi cancelada devido à situação pandémica que se vive.

Este não é o único cancelamento a acontecer. Na sequência da resolução do Conselho de Ministros, e as medidas do estado de emergência aprovadas, foram também cancelados os seguintes espetáculos

11h50 - Para quando o regresso à normalidade? O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, antecipa que o regresso à normalidade nos EUA poderá acontecer na primavera de 2021. A expectativa do empresário foi revelada durante uma entrevista ao programa Today na NBC, na quinta-feira da semana passada. 

11h45 - O especialista português, Pedro Simas, explicou o porquê de a vacina contra a Covid-19 ter sido produzida tão rapidamente e assegura que a rapidez com que as vacinas contra a Covid-19 foram criadas não compromete a segurança do antiviral. "Nós [cientistas] sabíamos como fazer a vacina. Já usávamos esta vacina para animais domésticos contra infeções de coronavírus. Portanto, a base e a estratégia de fazer a vacina já a conhecíamos", disse, em declarações à RTP.

11h27 - O engenheiro romeno Burzo Ciprian criou uma máscara transparente e inteligente que deteta pessoas assintomáticas, ou seja, que estão infetadas com Covid-19 e não sabem. A máscara incorpora várias funções inteligentes: Faz uma análise do ar para detetar vírus como o SARS-CoV-2, mede a febre do utilizador da mesma e notifica possíveis contactos de risco.

11h09 - O call center que entra em funcionamento na quarta-feira em Vila Real vai proceder à vigilância ativa de casos de infeção pelo novo coronavírus e conta com 14 técnicos disponibilizados pelos municípios e 13 profissionais de saúde.

10h58 - O príncipe Alberto do Mónaco revelou a forma como a Covid-19 impactou a sua saúde. Aquele que foi o primeiro membro da realeza europeia a confirmar ter sido infetado revela, seis meses depois, que padeceu dos sintomas da doença. O monarca de 62 anos revelou que sentiu uma fatiga extrema, que o atingia cerca de três vezes por semana.

10h40 - O Ministério da Saúde espanhol partilhou um vídeo onde recorda as medidas de segurança contra a Covid-19 para esta época especial e em que o lema é "O melhor presente deste Natal é cuidarmo-nos".

10h25 - África registou 310 mortes devido à covid-19 e mais 13.320 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 53.853 óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.

10h09 - A enfermeira Sofia Burke, de Nova Jérsia, nos EUA, contou à CNN que bastou um familiar baixar a guarda em relação à Covid-19 para que várias pessoas ficassem infetadas com o novo coronavírus. Foram, no total, sete familiares que vivem na mesma casa a ficarem infetados, sendo que apenas um escapou ao surto. Já outro não resistiu e morreu. Tudo começou com um ato de generosidade da sua mãe, quando deu boleia a uma amiga.

10h00 - A cerca sanitária implementada na freguesia Rabo de Peixe, na Ilha de São Miguel, será prolongada até ao próximo domingo, dia 13 de dezembro, avança a TVI24. A decisão, tomada pelo Governo Regional dos Açores, tem por base o aumento de casos positivos na localidade, sendo que, até ao momento, já foram detados 119 contágios de Covid-19, num universo de cerca de sete mil testes de despiste efetuados.  

09h23 - A Rússia regista hoje 28.142 novos casos de Covid-19 e 456 novas mortes. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total de 2.488.912 de casos e 43.597 vítimas mortais.

08h45 - O presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos vai pedir aos novos médicos que não permitam que haja "uma população de primeira e outra de segunda", independentemente do hospital em que estejam a ser tratados. O médico adiantou que, no seu discurso, vai dizer aos novos médicos que, "independentemente de onde estão a exercer, não podem permitir que se estabeleça qualquer tipo de diferenças, sejam as que têm a ver com o sexo ou as orientações religiosas, seja com as diferenças geográficas".

08h25 - A China voltou hoje a detetar vestígios do novo coronavírus em embalagens de produtos congelados importados do Brasil, informaram as autoridades sanitárias de Wuhan, a cidade chinesa onde foram diagnosticados os primeiros casos de covid-19.

08h05 - O advogado de Donald Trump, que se soube este domingo estar infetado com Covid-19, recorreu ao Twitter para referir que se está a sentir bem. "Obrigado a todos pelas vossas orações e bonitas mensagens", escreveu Rudy Giuliani.

07h15 -  A Alemanha contabiliza, esta segunda-feira, mais 12.322 novos casos de Covid-19. Com este valor, ascende aos 1.183.655 o total de pessoas infetadas no país desde o início da pandemia. Segundo dados do Instituto Robert Koch há também a lamentar mais 147 mortos, ara um total de  18.919, vítimas mortais.

07h10 - Corona Vac. A farmacêutica chinesa Sino Biopharmaceutical anunciou hoje que vai investir o equivalente a 424 milhões de euros no desenvolvimento e produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo grupo chinês Sinovac.

07h08 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 15 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo três por contágio local e os restantes oriundos do exterior.

07h05 - O México registou 261 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 7.455 infetados nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 109.717 e o de casos para 1.175.850, informaram as autoridades mexicanas.

07h03 - A Índia registou 391 mortos por covid-19 e 32.981 casos da doença nas últimas 24 horas, segundo os dados do Ministério da Saúde indiano.

07h00 - Os Estados Unidos registaram 1.110 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 181.309 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

06h55 - Bom dia! Damos início a um novo registo com todas as informações sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo. Poderá recordar os acontecimentos do dia anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório