Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Mais de 300 detidos em manifestações na Bielorrússia

Mais de 300 pessoas foram detidas, hoje, na Bielorrússia, numa nova jornada dos protestos iniciados há quatro meses contra o presidente, Alexandr Lukashenko, a quem a oposição acusa de fraude nas eleições presidenciais de 09 de agosto último.

Mais de 300 detidos em manifestações na Bielorrússia
Notícias ao Minuto

17:14 - 06/12/20 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Só em Minsk, terão sido detidas mais de 300 pessoas por "transgressão à lei sobre atividades em massa", anunciou o chefe do Departamento de Segurança Pública da capital bielorrussa, Alexandr Kupchenia, na página desta autoridade na Internet.

O oficial da polícia acrescentou que foram abertos processos administrativos aos detidos, que, segundo a legislação bielorrussa, podem incorrer em multas ou dias de prisão.

Até ao momento, desconhece-se o número de detidos noutras cidades do país onde também se registaram protestos.

A Organização Não-Govermamental (ONG) bielorrussa de direitos humanos Vesná publicou uma lista extensa de detidos pela polícia em várias cidades, a maioria dos quais na capital.

Tal como no domingo passado, os opositores de Alexandr Lukashenko utilizaram a tática de pequenas manifestações em diferentes bairros da capital, evitando que as forças policiais, que desde a manhã ocuparam praticamente o centro de Minsk, pudessem efetuar detenções em massa.

A lista de detidos publicada pela Vesná inclui a conhecida ativista e opositora Nina Baguínskaya, de 73 anos, que, em setembro passado, já fora detida noutro protesto, após o qual o Presidente Lukashenko terá instruído as autoridades policiais para que não agissem contra ela.

Segundo a ONG, Baguínskaya foi detida junto ao Ministério do Interior, em Mink, tendo sido libertada pouco depois.

Quatro meses depois das presidenciais, que a oposição bielorrussa e organizações ocidentais consideram de fraudulentas, os bielorrussos continuam, todos os domingos, a protestar na capital e noutras cidades do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório