Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Legislativas na Roménia com fraca afluência às urnas durante a manhã

Cerca de 19 milhões de romenos elegem hoje o parlamento, numa votação que até às 13h00 locais (11h00 em Lisboa) registou uma afluência de 13,86%, menos 2,76 pontos percentuais do que a anterior à mesma hora.

Legislativas na Roménia com fraca afluência às urnas durante a manhã
Notícias ao Minuto

12:49 - 06/12/20 por Lusa

Mundo Roménia

Se continuar esta tendência até às 21h00 locais (19h00 em Lisboa), quando encerram as urnas, a participação será sensivelmente inferior do que nas anteriores eleições legislativas, realizadas em 11 de dezembro de 2016 e nas quais apenas votou 39,49% do eleitorado.

Os eleitores estão a exercer o direito de voto sem aglomerados e respeitando a distância de segurança física para prevenir eventuais contágios de covid-19, constatou a agência EFE em várias assembleias de voto da capital romena.

O atual primeiro-ministro e candidato à reeleição, o conservador Ludovic Orban, foi o primeiro líder a votar hoje de manhã, na localidade de Dobroiesti, perto de Bucareste, onde reside, e pediu aos cidadãos que votem sem medo de se contagiarem.

"Asseguro aos romenos que as medidas de proteção sanitária que foram tomadas são respeitadas. Não existe risco de contágio se forem respeitadas", assegurou Orban, líder do Partido Nacional Liberal (PNL), a formação governante de centro-direita que é favorita nestas eleições, com cerca de 33% das intenções de voto, segundo as sondagens.

Pouco depois votou o presidente do país e aliado de Orban, o também conservador Klaus Iohannis, que incentivou os cidadãos a irem votar, a partir de uma assembleia de voto no norte de Bucareste, onde tradicionalmente votam os presidentes romenos.

O líder da oposição e do Partido Social Demócrata (PSD), Marcel Ciolacu, votou na localidade de Buzau, a cerca de 100 quilómetros a Norte de Bucareste, de onde é natural.

O candidato a primeiro-ministro da aliança reformista USR PLUS, Dacian Ciolos, votou em Zalau, a sua localidad natal, no noroeste de Roménia.

No total, elegem-se neste escrutínio 136 senadores e 329 deputados ao parlamento.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório