Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Centenas em protesto na Alemanha contra aumento de gastos com a Defesa

Centenas de manifestantes pacíficos formaram hoje um cordão humano em frente ao parlamento alemão para pedir o fim urgente do desarmamento e das exportações de armas.

Centenas em protesto na Alemanha contra aumento de gastos com a Defesa
Notícias ao Minuto

23:50 - 05/12/20 por Lusa

Mundo Alemanha

Cerca de 300 manifestantes formaram um cordão que ligou o edifício do parlamento alemão e o gabinete da chanceler Angela Merkel, segundo relatos da agência de notícias alemã dpa.

A manifestação, organizada sob o lema "Paz, armamento não", acontece numa altura em que o governo alemão se prepara para aprovar a sua proposta de orçamento de Estado para os próximos dois anos que prevê gastos avultados para a área da defesa.

Os manifestantes empunhavam cartazes com mensagens como "Sem drones assassinos" e "A paz sem armas".

O Presidente da Confederação Sindical Alemã, Reiner Hoffmann, disse durante o protesto que é tempo de o país se afastar do compromisso da NATO de destinar 2% do Produto Interno Bruto (PIB) à área da defesa.

"Precisamos de quebrar a espiral do armamento. O armamento e os conflitos armados não resolvem quaisquer problemas", defendeu.

A Alemanha tem sido criticada pelos Estados Unidos por não cumprir o objetivo de 2% da NATO, mas Berlim comprometeu-se a trabalhar nesse sentido e tem vindo a aumentar as despesas com a defesa.

Numa manifestação não relacionada, a polícia usou canhões de água contra manifestantes e ativistas ambientais que protestavam, numa floresta entre as cidades de Frankfurt e Kassel, contra a expansão planeada da auto-estrada A49.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório