Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Arábia Saudita diz que aliados concordam em resolver crise do Golfo

O Governo da Arábia Saudita anunciou hoje estar à vista uma solução para a crise do Golfo, envolvendo aquele país e três dos seus aliados, por um lado, e o Qatar.

Arábia Saudita diz que aliados concordam em resolver crise do Golfo
Notícias ao Minuto

16:47 - 05/12/20 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

"Estamos em plena coordenação com os nossos parceiros neste processo e as perspetivas que vemos são muito positivas com vista a um acordo final", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan, numa entrevista à agência francesa AFP.

O ministro especificou que o que estão a considerar é "uma resolução que cobre todos os aspetos e que seja satisfatória para todas as partes interessadas".

Questionado se o conflito seria totalmente resolvido, o ministro respondeu que isso poderia acontecer "em breve".

A Arábia Saudita convenceu os seus aliados, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito, a cortar laços com o Qatar em junho de 2017, alegando que o pequeno emirado estava muito próximo do Irão e estava a financiar movimentos islâmicos radicais, acusações que o Qatar sempre negou.

Os quatro países expulsaram do seu território todos os cidadãos do Qatar, fecharam as fronteiras e portos e proibiram os aviões do Qatar de entrar no seu espaço aéreo.

Vários analistas já disseram que qualquer avanço provavelmente envolverá apenas Riade e Doha, excluindo os Emirados Árabes Unidos em particular, que têm sido os maiores críticos do Qatar desde o início da crise.

No entanto, o príncipe Faisal indicou que estava a ser negociado um acordo muito mais amplo, embora os Emirados e Bahrein ainda não tenham avaliado o progresso dos esforços para resolver a crise.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório