Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Indonésia chama embaixador britânico após líder se proclamar presidente

A Indonésia convocou o embaixador britânico, depois de o líder do movimento pela independência da Papuásia ocidental, Benny Wenda, instalado no Reino Unido, se ter declarado presidente do governo provisório local, anunciou hoje o Ministério Negócios Estrangeiros indonésio.

Indonésia chama embaixador britânico após líder se proclamar presidente
Notícias ao Minuto

13:00 - 05/12/20 por Lusa

Mundo Indonésia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros indonésio convocou o embaixador britânico, Owen Jenkins, e transmitiu-lhe "o seu vivo protesto" relativamente às declarações e atividades de Benny Wenda, segundo o porta-voz do ministério, Teuku Faizasyah.

"O embaixador britânico comprometeu-se a transmitir o veemente protesto da Indonésia e reafirmou a posição do Reino Unido sobre a soberania e unidade das regiões indonésias", sublinhou o porta-voz, em comunicado.

O líder do movimento pela independência da Papuásia ocidental autoproclamou-se esta semana presidente de um governo provisório da região, rica em recursos naturais.

A população autóctone é malasiana e maioritariamente cristã, com uma cultura tribal diferente do resto da Indonésia, onde 90% da população é muçulmana.

Antiga colónia holandesa, a Papuásia passou para o controlo da Indonésia nos anos 60, após um referendo de autodeterminação contestado.

Uma porta-voz do gabinete das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou na segunda-feira que a ONU estava "preocupada com a escalada de violência das últimas semanas e meses" na região.

As forças de segurança indonésias são regularmente acusadas pelas ONG de cometerem abusos contra as populações civis da Papuásia, em repressão de uma rebelião independentista de muitas décadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório