Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

EUA pedem à UE moratória para gasoduto russo 'Nord Stream 2'

Os Estados Unidos pediram hoje à União Europeia uma moratória para a construção do gasoduto 'Nord Stream 2', que classificaram como uma "ferramenta política" do Kremelin.

EUA pedem à UE moratória para gasoduto russo 'Nord Stream 2'
Notícias ao Minuto

12:07 - 05/12/20 por Lusa

Mundo EUA

"Chegou a hora da Alemanha e da União Europeia imporem uma moratória à construção do gasoduto", afirmou a embaixadora dos EUA em Berlim, Robin Quinville, em declarações à publicação Handelsblatt.

O projeto da infraestrutura, que liga a Rússia à Alemanha, foi interrompido durante um ano face às ameaças de sanções por parte dos EUA.

Em falta está a construção de alguns quilómetros no Mar Báltico, sendo que o projeto deverá ser retomado ainda este fim de semana.

Citada pela Agência France Press (AFP), Quinville defendeu que uma moratória mostraria que a Europa não tolera "a continuação de um comportamento malicioso por parte da Rússia".

Para a embaixadora dos EUA em Berlim, este gasoduto "não é apenas um projeto económico, mas uma ferramenta política do Kremelin para [...] dividir a Europa".

O 'Nord Stream 2' deverá conseguir duplicar as capacidades de distribuição de gás russo face ao seu antecessor, em operação desde 2012.

Ligados ao projeto estão a gigante russa Gazprom e cinco grupos europeus -- a francesa Engie, as alemãs Uniper e Wintershall, a austríaca OMV e a anglo-holandesa Shell.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório