Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Trump e Pence dão a mão a candidatos republicanos na Geórgia

O Presidente e o vice-Presidente cessantes dos EUA tentam ajudar os republicanos a conseguir a eleição de dois senadores na Geórgia, para assegurar a continuidade da maioria do partido na câmara alta do Congresso.

Trump e Pence dão a mão a candidatos republicanos na Geórgia
Notícias ao Minuto

23:02 - 04/12/20 por Lusa

Mundo EUA/Eleições

O vice-presidente, Mike Pence, faz hoje campanha com os candidatos David Perdue e Kelly Loeffler, que vão disputar uma segunda eleição em janeiro, depois de resultados muito disputados com os candidatos democratas em 03 de novembro.

O Presidente cessante, Donald Trump, também tem marcadas para sábado atos de campanha junto dos candidatos do seu partido e, embora continue a recusar aceitar a vitória do Presidente eleito, Joe Biden, sabe da importância para os republicanos de manter a maioria no Senado, precisando para isso de uma vitória nestas duas corridas na Geórgia.

As equipas de campanha dos candidatos republicanos têm expressado preocupação com a presença de Trump, temendo que ele centre em demasia o seu discurso nos resultados das eleições presidenciais, desvalorizando a importância da corrida para o Senado.

Mas a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, já afastou essas preocupações, dizendo que Trump está muito empenhado em ajudar na vitória dos candidatos a senador republicanos na Geórgia.

Nos comícios de campanha, Pence tem prometido lutar "por todos os votos legais", que possam ainda inverter a derrota de Trump, mas os seus discursos estão muito mais direcionados para ajudar os candidatos a senadores a conseguirem uma vitória decisiva.

Os democratas têm o controlo da Câmara de Representantes e basta-lhes conseguir um dos dois votos em disputa na Geórgia para conseguirem também uma maioria no Senado (ficando em igualdade de lugares, mas contando com a vice-Presidente, Kamala Harris, para desempatar a seu favor, de acordo com a Constituição).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório