Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Brexit: Alemanha diz que UE quer fechar acordo mas não a qualquer preço

A União Europeia, cuja presidência é ocupada pela Alemanha até dia 31, quer fechar um acordo comercial com o Reino Unido no âmbito do 'Brexit', "mas não a qualquer custo", alertou hoje o porta-voz da chanceler.

Brexit: Alemanha diz que UE quer fechar acordo mas não a qualquer preço
Notícias ao Minuto

14:30 - 04/12/20 por Lusa

Mundo UE

"O tempo está a esgotar-se", acrescentou, lembrando que o período de transição pós-'Brexit' termina daqui a quatro semanas, e "é preciso estar preparado para todos os cenários, assim como para a possibilidade de que não haja acordo".

"Todos têm os seus princípios e existem 'linhas vermelhas', mas ainda há espaço para compromissos", disse Steffen Seibert em conferência de imprensa hoje realizada, acrescentando que essa é a "posição de base" de Angela Merkel.

"Para o Governo alemão, e (esta posição) mantém-se nas últimas semanas, é necessário haver uma vontade de compromisso de ambas as partes", acrescentou.

A França ameaçou hoje vetar um acordo comercial pós-'Brexit' se não o considerar adequado aos seus interesses, nomeadamente no setor da pesca.

Londres, por sua vez, disse que as discussões estão a passar por "um momento difícil".

"Resta muito pouco tempo. Estamos num momento difícil nas negociações", disse hoje o porta-voz aos jornalistas na conferência de imprensa diária, reiterando que o Governo não pretende aceitar "um acordo que não respeite os princípios fundamentais de soberania".

O negociador-chefe da UE, Michel Barnier, o homólogo britânico, David Frost, e respetivas equipas continuam em discussões num centro de conferências em Londres, após uma semana de sessões noturnas alimentadas com entregas de sanduíches e pizza.

Fontes do Governo procuraram diminuir as esperanças de um acordo iminente, informando jornalistas britânicos de que a UE tinha feito exigências de última hora, uma alegação que o bloco nega.

O Reino Unido deixou a UE no início deste ano, mas continua a fazer parte do espaço económico do bloco de 27 países durante uma transição de 11 meses, enquanto os dois lados tentam negociar um novo acordo de comércio livre que entrará em vigor em 01 de janeiro

Qualquer acordo deve ser aprovado pelos respetivos parlamentos antes do final do ano.

As negociações ultrapassaram todos os prazos previstos, mas agora os dois lados dizem que podem esticá-las até ao fim de semana ou mais.

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, observou que não foi a primeira vez que os prazos expiraram.

"Veremos o que vai acontecer nos próximos dias", disse, em Bruxelas, referindo que irá "aguentar até ao último momento, até ao último segundo deste processo, para assegurar a unidade".

Um acordo comercial permitirá que as mercadorias circulem entre o Reino Unido e a UE sem tarifas ou quotas após o final deste ano, mas mesmo assim com um acordo vai existir mais burocracia e custos para as empresas em ambos os lados do Canal da Mancha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório