Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Diplomata alemã Helga Schmid eleita secretária geral da OSCE

A diplomata alemã Helga Schmid é a primeira mulher a dirigir a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) após ter sido eleita hoje como nova secretária geral da organização.

Diplomata alemã Helga Schmid eleita secretária geral da OSCE
Notícias ao Minuto

14:25 - 04/12/20 por Lusa

Mundo OSCE

Schimd, que sucede ao suíço Thomas Greminger, foi nomeada por consenso no final da 27.ª reunião do Conselho Ministerial da OSCE realizada por vídeo conferência a partir de Tirana.

A diplomata alemã, que vai dirigir a OSCE nos próximos três anos, era, até ao momento, secretária geral do Serviço Europeu dos Negócios Estrangeiros e tem experiência em política internacional.

Entre outros dossiers participou nas negociações de Viena sobre o acordo nuclear com o Irão em 2015.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da OSCE elegeram também a portuguesa Teresa Ribeiro, secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, como representante especial para a Liberdade de Imprensa.

O ex-deputado italiano Matteo Mecacci com experiência como observador eleitoral da organização vai dirigir o Gabinete da OSCE para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos. 

O novo alto comissário para as minorias nacionais vai ser Kairat Abdrakhamanov, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão

Os quatro principais cargos da organização estavam por decidir desde o passado mês de julho por falta de consensos na organização composta por 57 países da América, Europa e Ásia, sobre a renovação dos mandatos dos líderes anteriores.

Na reunião realizada hoje sob a presidência albanesa, os ministros concordam no empenho da OSCE na promoção do diálogo para a paz e estabilidade nas zonas de conflito como no Nagorno-Karabakh e no estabelecimento do diálogo político na Bielorrússia.

A nova presidência vai concentrar-se na luta contra o terrorismo, o racismo, a violência de género e na promoção da educação no sentido de fomentar a coesão social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório