Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2021
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Washington "seriamente interessado" em apoiar Maputo contra terrorismo

O coordenador para o contraterrorismo dos Estados Unidos da América (EUA) disse hoje, em Maputo, que o seu Governo está "seriamente interessado" numa parceria com Moçambique para travar os grupos armados em Cabo Delgado.

Washington "seriamente interessado" em apoiar Maputo contra terrorismo

"Os Estados Unidos estão seriamente interessados numa parceria com Moçambique, estreitando a nossa amizade enquanto juntos enfrentamos o desafio do terrorismo", disse Nathan Sales, citado num comunicado da embaixada norte-americana em Maputo.

O responsável dos EUA falava após um encontro com o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, na Presidência da República, no âmbito de uma visita de dois dias que realizou a Moçambique.

Segundo a nota, Nathan Sales, o mais alto funcionário do Governo norte-americano a visitar Moçambique neste ano, frisou que a cooperação internacional é fundamental para "derrotar os terroristas que brutalizam e deslocam os civis em Cabo Delgado", destacando também a importância do apoio humanitário na região.

A violência armada em Cabo Delgado dura há três anos e está a provocar uma crise humanitária com cerca de 2.000 mortes e cerca de 500 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos e concentrando-se sobretudo na área da capital provincial, Pemba.

Segundo dados da embaixada norte-americana em Maputo, de um total de 500 milhões de dólares (cerca de 412 milhões de euros) anuais previstos para apoiar o país africano, os EUA alocaram 42 milhões de dólares (35 milhões de euros) em projetos humanitários e de desenvolvimento em Cabo Delgado, além de estarem em curso outros programas de apoio na área de saúde na região.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório