Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Reino Unido enviou 300 militares ao Mali para se juntarem à missão da ONU

Um total de 300 militares do Reino Unido chegaram ao Mali para se juntarem à missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger a população civil, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico.

Reino Unido enviou 300 militares ao Mali para se juntarem à missão da ONU
Notícias ao Minuto

17:06 - 03/12/20 por Lusa

Mundo ONU

A força britânica - formada pelo Regimento Real Angliano e pelo Regimento do Dragão Ligeiro do Exército Britânico - efetuará o reconhecimento e patrulhas para ajudar a ONU a responder à violência no país.

A missão de paz no Mali consiste em 14.000 capacetes azuis de 56 países e trabalha para proteger os civis, promover os direitos humanos e apoiar os esforços de paz.

"Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, este destacamento é uma demonstração do nosso forte empenho na manutenção da paz e da importância que atribuímos à melhoria da segurança no Sahel através da proteção das comunidades locais", referiu o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, numa declaração.

O governante acrescentou que o Reino Unido pode fornecer assistência especializada num ambiente "desafiante" e "evitar a propagação de conflitos por toda a região".

O Sahel é uma das regiões mais pobres de África e tem um elevado nível de desigualdade e instabilidade de género, sendo igualmente vulnerável aos efeitos da crise climática.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, disse que este destacamento de tropas faz parte do "trabalho contínuo na região do Sahel para criar estabilidade, melhorar a resposta humanitária e ajudar a proteger civis inocentes da violência".

O Reino Unido, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, forneceu este ano 14,65 milhões de libras (16,33 milhões de euros) em ajuda humanitária ao Mali e está em vias de aumentar a dimensão da sua representação diplomática naquele país.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da ONU e da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório