Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: "Não podemos aliviar", diz Costa; Rt abaixo de 1

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não podemos aliviar", diz Costa; Rt abaixo de 1
Notícias ao Minuto

07:50 - 03/12/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 68 mortes e 3.384 infetados. E hoje começa a desenhar-se o rumo para os próximos dias em Portugal. O dia começa com nova reunião do Infarmed, em que especialistas, dirigentes dos partidos políticos, parceiros sociais, e desta vez também autarcas e o Patriarcado, voltam a analisar a situação epidemiológica da Covid-19, para começar a planear o Natal e Ano Novo.

Durante a tarde, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se, em Belém, com os representantes dos partidos com assento parlamentar para discutir a renovação do Estado de Emergência no país. Ainda hoje, António Costa e Marta Temido apresentam o plano de vacinação contra a Covid-19.

Recorde-se que o primeiro-ministro assegurou que Portugal começou a trabalhar neste plano praticamente desde o início da pandemia e que fez a encomenda máxima por cada lote a que tinha direito, estando o plano logístico "a ser montado e a ser trabalhado". Já ontem, a ministra da Saúde adiantou que são esperadas mais de 22 milhões de doses de vacinas, mas o processo de vacinação "vai ser longo", avisou.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo termina aqui.Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.

14h48 - Bebiana Cunha, do  PAN, disse que "há boas noticias" mas que "isso não nos pode fazer baixar os braços, até porque esta descida não significa ainda uma descida ao nível dos internamentos". A deputada defendeu a importância de continuar a manter-se as medidas básicas de segurança individual contra a Covid-19 e defendeu que as medidas não devem ser ainda "drasticamente levantadas", sob o risco de se espoletar um novo aumento de casos. "Desejamos que as medidas que sejam tomadas, sejam feitas com o devido equilibro, clareza e bom senso".

14h44 - No final do encontro do InfarmedAntonio Carlos Monteiro, do CDS,  disse que a principal precupação do partido é saber, perante "o sinal de abrandamento, e mantendo a preocupação relativamente ao que é o evitar o ressurgimento de  uma 3.ª vaga, como será o Natal das famílias" portuguesas e salientou que as "restrições (que serão impostas) devem conseguir acautelar o impacto da crise que está a afetar o país", nomeadamente na área da restauração.

14h37 - Marcelo já começou as audiências com os partidos de assento parlamentar. No final, João Cotrim, da Iniciativa Liberal, afirmou que, na sua opinião, deverá haver diferenças entre o Natal e  a Passagem de Ano. "Após um ano tão difícil é importante dar um sinal às famílias", disse, referindo que considera que "o Ano Novo não tem um simbolismo tão importante, embora deve haver também nesta altura um relaxamento de horários".

14h35 - o PCP, pela voz de Jorge Pires, salientou o "decrescimento do número de casos, uma curva que é descendente, processo que começa a acontecer antes da declaração do estado de emergência", o que é importante dado que o partido é contra o estado de emergência por consderá-lo "desproporcional e composto por medidas ineficazes".

14h29 - Moisés Ferreira do Bloco de Esquerda endereçou o seu comentário, no final da reunião do Infarmed, para o plano vacinal que vai ser apresentado na tarde desta quinta-feira. "É importante dizermos que é preciso que o plano, e a concretização do mesmo, não seja apenas com os critério técnicos sobre prioridades de vacinação mas tenha também os meios e recursos necessários para garantir que o SN tenha um reforço de profissionais para que seja possível ao SNS vacinar a maior parte das pessoas", atirou, referindo ainda que com a pandemia se descurou muito noutras doenças.

14h25 - Ricardo Baptista Leite, do PSD,  disse esperar que "os bons resultados da inversão da curva se mantenham", embora no final do ano ainda se espere um "esforço gigantesco para o nosso dispossitivo de saúde". "É fundamental controlar esta onda, e por isso o PSD apresentou um conjunto de propostas que passam pela mudança de estratégia de saúde pública para evitar subida de casos em janeiro", disse o deputado 'laranja', lamentando ainda a forma como a pandemia continua a afetar lares de idosos. 

Este lembrou, ainda, que "ninguém será vacinado antes de janeiro" e que  "ficou claro que dificilmente nos dois primeiros trimestres teremos a cobertura suficiente para garantir a imunidade da populacional que garantirá a possibilidade retomar a vida com a normalidade antes da pandemia".

14h21 - Em nome do PS, Maria Antónia Santos, referiu que o partido saiu da reunião no Infarmed "com uma esperança diferente, visto que a situação epidemiológica que nos traçaram foi ligeiramente diferente, com boas notícias,  e que o pico da segunda vaga ja foi atingido". 

14h10 - António Costa falou no final da reunião no Infarmed, começando por agradecer o "esforço dos portugueses", acabou por referir que estamos a desacelerar o aumento do número de casos, "o que significa que as medidas adotadas estão a dar resultado mas é preciso consolidar o processo, pelo que as medidas não podem ser aliviadas". Disse ainda que todas as vacinas que venham a ser aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento devem ter "a confiança" dos portugueses.

14h07 -  A Câmara de Gondomar e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) apresentam na sexta-feira o projeto-piloto 'Vamos Salvar Portugal', que visa inquirir casos positivos de covid-19 e a quebra das cadeias de transmissão. 

"Este projeto tem como principais objetivos, por um lado, o reforço de recursos humanos destinados à realização dos inquéritos e, por outro, a otimização dos contactos com os casos positivos, por forma a torná-los mais céleres e, assim, interromper mais rapidamente as cadeias de transmissão na comunidade gondomarense", explica hoje em comunicado este município do distrito do Porto.

13h59 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 42 novos casos de covid-19, sendo 29 em São Miguel e 13 na ilha Terceira, e a região conta agora com 41 cadeias de transmissão ativas.

13h54 - Mais de 1.000 escolas já tiveram casos de covid-19, revelou hoje a Federação Nacional de Professores (Fenprof), que critica o governo por "desvalorizar o problema" e, quanto aos surtos, divulgar números de credibilidade "muito duvidosa".

13h44 - Mais de mil escolas já tiveram casos de Covid-19, revela a Federação Nacional de Professores (Fenprof), que critica o Governo por "desvalorizar o problema" e, quanto aos surtos, divulgar números de credibilidade "muito duvidosa".

"A lista de escolas em que a FENPROF já confirmou terem existido e, principalmente, estarem ativos casos de Covid-19 atingiu o milhar (1.011 escolas/agrupamentos de escolas). Apesar disso, o governo continua a desvalorizar o problema e, em relação a surtos, a divulgar números cuja credibilidade é, no mínimo, muito duvidosa", diz a Fenprof em comunicado, insistindo "na necessidade de o Ministério da Educação divulgar a lista de escolas em que existem casos de covid-19, o seu número, por universo, e os procedimentos adotados".

13h27 - Investigador pede à população para não ter receio de vacinar-se. João Gonçalves apelou à população para não ter receio de eventuais reações adversas à vacina contra a covid-19 porque se trata do sistema imunitário a "lutar e a ser educado" contra a vacina.

"É muito bom porque é o sistema imunitário está a lutar e a reconhecer aquela vacina como estranha. Portanto, o que eu deixava aqui como orientação para as pessoas lá de casa é que não tenham medo destas reações adversas, porque isso é o vosso sistema imunitário, no fundo, a lutar e a ser educado contra aquela vacina", disse João Gonçalves, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, na reunião no Infarmed, que decorre em Lisboa.

13h24 - Apoios à economia devem ter menos burocracia e chegar "rapidamente". Quem o diz é o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, que à saída de uma reunião com o ministro da Economia, salientou a necessidade das medidas de apoio à economia terem "capacidade efetiva", menos burocracia e chegarem rapidamente às empresas.

13h18 - Sanado surto que afetou lar de Ligares em Freixo de Espada à Cinta. O surto que infetou 33 utentes e sete colaboradores, e que provocou a morte a três idosos, foi dado como sanado esta quinta-feira.

13h02 - Cada doente volta a infetar, em média, menos de uma pessoa. "Atualmente, o Rt está abaixo de 1, com valor de 0,99", anunciou Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, durante a reunião do Infarmed, apontando que este decréscimo é resultado do que se está a passar na zona norte e em Lisboa e Vale do Tejo.

As restantes regiões mantêm o seu Rt acima ou muito próximo do 1, sendo preciso em alguns casos esperar dias ou semanas para se perceber qual será a evolução da situação.

12h58 - Presidente Marcelo faz quatro perguntas aos especialistas. "Como é que veem o mês de dezembro em relação ao início de 2021", apesar da evolução com sinais positivos há uma necessidade de consolidação. A segunda dúvida "no quadro das medidas a adotar como veem a questão da deslocação das pessoas", nomeadamente no período do Natal e Ano Novo, a terceira dúvida é "sobre a imunidade da população portuguesa", e quanto às vacinas "pergunto se não pode acontecer o que aconteceu, com a vacinação contra a gripe, em que havia uma tradição de reticência e acabou num protesto generalizado pela insuficiência no número de vacinas". Eis as respostas dos especialistas

12h56 - Irão ultrapassa um milhão de casos. Com mais 13.922 novos casos de contaminação nas últimas 24 horas, o Irão elevou o total de casos confirmados para 1.003.494, mantendo-se como o país do Médio Oriente mais afetado pela pandemia

12h45 - A Grécia decidiu prolongar o confinamento por mais uma semana no país, avança a Efe. O governo anunciou hoje a decisão, referindo que o período de confinamento estará em vigor, pelo menos, até dia 14 de dezembro

12h36 - O ministro da Saúde espanhol reconheceu que a "situação da pandemia melhorou", mas lembra que continua a ser "preocupante". Salvador Illa salientou que o governo pretende atingir uma taxa de 25 casos por cada 100 mil habitantes, no prazo de 14 dias. "Dezembro e o Natal são criticos. Se não agirmos com prudência e cabeça podemos perder o esforço feito nestas [últimas semanas]", disse, citado pelo El Pais.

12h24 - A vigília de empresários da restauração do Porto vai ser hoje retomada por tempo indeterminado, depois de ter sido interrompida durante a madrugada de terça-feira, disse o presidente da Associação Nacional de Restaurantes. A vigília de empresários da restauração afetados pela pandemia de covid-19 foi iniciada em 30 de novembro, quatro dias depois de nove elementos do movimento "A Pão e Água" ter iniciado uma greve de fome junto à Assembleia da República.

12h15 - Henrique de Barros, epidemiologista do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, interveio na reunião no Infarmed através de videoconferência, tendo afirmado que cerca de "1 milhão de portugueses já deverá ter tido contacto com o vírus".

12h01 - Fátima Ventura, do Infarmed, revelou, durante o seu discurso, que há, neste momento, 274 vacinas em desenvolvimento. Destas, 59 estão já em ensaios clínicos.

11h55 - O Presidente Marcelo promulgou o diploma que prevê "medidas de compensação aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde envolvidos no combate à pandemia provocada pela doença Covid-19". O decreto "regulamenta a atribuição de medidas de compensação aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde envolvidos no combate à pandemia provocada pela doença Covid-19".

11h42 - Um consórcio europeu vai criar um novo teste de diagnóstico para identificar pacientes Covid-19 que correm o risco de desenvolver complicações cardiovasculares fatais, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

11h32 - Todas as vacinas têm efeitos secundários, nomeadamente inchaço e dores de cabeça. A informação foi dada pelo professor João Gonçalves, presente na reunião que decorre atualmente no Infarmed“Todas as vacinas têm reacções adversas”, admite, mas há efeitos adversos que são bons – como a dor de cabeça, febre, inchaço –, pois significam que o sistema imunitário está a “lutar”, defende o professor.  O professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa referiu também "os doentes com mais sintomas são aqueles que têm mais protecção".

11h29 - O  movimento A Pão e Água, em greve de fome em frente à Assembleia da República, voltou hoje a criticar o Governo, classificando como "birra" o facto o executivo não os receber em audiência, contrariando o Governo.

11h15 - André Peralta Santos, responsável pelas estatísticas da Direção-Geral da Saúde (DGS), deu no arranque da reunião desta quinta-feira no Infarmed, uma boa notícia: "Há uma tendência de descida".

O responsável apontou ainda um "desagravamento em vários municípios, sobretudo na região Norte". Além disso, acrescentou, a incidência em todos os grupos etários tem registado uma "tendência decrescente", ainda que, disse, na faixa etária dos idosos com mais de 80 anos os valores se mantenham altos.

11h08 - O pico dos óbitos em Portugal devido à Covid-19 vai ocorrer "no final do mês" e o máximo de ocupação em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) será na primeira semana de dezembro. As projeções foram feitas, esta quinta-feira, na reunião do Infarmed, por Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Segundo o responsável, em final de dezembro, a média será de 76 óbitos diários. 

10h30 - África registou 259 mortes devido à covid-19 e mais 12.048 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 52.490 óbitos causados pelo novo coronavírus.

10h16 - Em declarações à SIC Notícias, Ljubomir Stanisic contou o que se passou para ter tido que receber assistência médica, esta quarta-feira. "Tive uma quebra que é normal após seis dias de greve de fome sem ingerir uma grama de açúcar", começou por explicar, referindo depois que caiu quando se tentava levantar, motivo pelo qual foi visto pelo INEM. "Disseram-me que não estava bem", conta, referindo ainda que apresentou batimentos cardíacos muito acelerados, fruto de momentos de stress e irritação que tem vivido. O famoso chef criticou ainda o facto de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa andarem a visitar outros sítios sem interesse nenhum. "como uma queijaria", e não terem tempo para conversar com os empresários que se mantêm junto à Assembleia da República. Ljubomir afirmou ainda que depois do percalço se sente "renascido como uma fénix" para continuar esta batalha.

10h11 - Já arrancou a reunião da Infarmed. Acompanhe:

10h01 - António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa já chegaram à Infarmed, onde decorre esta manhã uma reunião para analisar a situação da Covid-19 em Portugal.

09h59 - A Rússia reportou, esta quinta-feira, mais de 28 mil casos de Covid-19 num só dia. Este é numero máximo de casos verificados em apenas 24 horas, desde que a pandemia teve início. Em relação ao número de mortos, há a  registar mais 554 vítimas mortais da doença.

09h42 - O plano de vacinação delineado pelo Executivo de António Costa vai ser apresentado esta quinta-feira. A ministra Marta Temido já revelou que a vacina será "gratuita, facultativa e administrada no Serviço Nacional de Saúde". Portugal vai receber 22 milhões de doses de vacinas, mas ainda há muitas incertezas. Saiba aqui o que já se sabe (e falta saber) sobre o plano de vacinação

09h36 - Os três ex-presidentes mais recentes da América querem ser publicamente inoculados com a vacina contra a COVID-19, após ser aprovada, para ajudar a promover a segurança do medicamento. Barack Obama, Feorge Bush e Bill Clinton estão dispostos a fazê-lo publicamente para serem um exemplo para a nação.

09h13 - Os trabalhadores seniores, com uma média de idades de 60 anos, são os que mais sentem os efeitos da pandemia, sendo os que maior importância dão ao local de trabalho, segundo um estudo da consultora EY.

08h55 - Uma mulher grávida, com Covid-19, morreu depois de ter sido rejeitada por três hospitais, em Istambul, na Turquia. Dönüş Kılınç morreu na maca de um hospital privado, depois dos hospitais públicos terem rejeitado atendê-la, uma vez que era doente Covid-19.

08h35 - Kyle Richards, Kathy Hilton e Dorit Kemsley, estrelas de 'Real Housewives of Beverly Hills' (RHOBH), testaram positivo para a Covid-19.  Ao que tudo indica, as celebridades estão já no final da quarentena e a recuperar da doença em casa, com sintomas leves.

08h32 - O mundo do basquetebol voltou a ser assolado pela Covid-19, com 48 atletas da NBA a testarem positivo para a presença do novo coronavírus no seu organismo. Segundo o noticiado, dos 546 testes a jogadores entre os dias 24 e 30 de novembro, mais de 45 atletas viram confirmam um diagnóstico de Covid-19. 

08h15 - "Todos temos de ficar em casa". Esta é a mensagem do governo espanhol para este Natal. O ministro da Saúde, Salvador Illa,pronunciou-as após o Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde (CISNS), apesar de ter aprovado um plano que permite uma mudança de comunidade autónoma entre 23 de Dezembro e 6 de Janeiro, de forma a permitir reuniões familiares,noticia o El Pais.

08h00 - O Ministério da Saúde, num despacho publicado em Diário da República na passada segunda-feira, véspera de feriado, e assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales promoveu 83 administradores hospitalares. A maioria das promoções dá-se para o 3.º grau da carreira, mas há também quem 'suba' para 2.º grau e para o 1º. Entre as promoções, de acordo com a SIC Notícias, encontra-se a chefe de gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido.  A decisão do Executivo, tomada em tempo de pandemia da Covid-19, levou a fortes críticas de sindicatos e associações de profissionais que se encontram na linha da frente no combate à propagação do novo coronavírus

07h30 - Entretanto, à porta da Assembleia da República, onde vários empresários da restauração exigem falar com o primeiro-ministro ou com o ministro da Economia, hoje volta a juntar-se Ljubomir Stanisic que na noite de ontem teve de ser hospitalizado. O famoso chef terá chegado ao local pelo seu próprio pé.

07h20 - A Colômbia ultrapassou na quarta-feira os 37.000 óbitos associados à covid-19, com mais 183 mortes contabilizadas, das quais 162 ocorreram em dias anteriores, mas apenas agora entraram na contabilização do Ministério da Saúde.

07h16 - O México registou 800 mortos e 11.251 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades de saúde.

07h14 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 16 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Os casos foram diagnosticados no município de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Shandong (nordeste), Hubei (centro) e Shaanxi (noroeste).

07h10 - A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, na região autónoma dos Açores, está sujeita a cerca sanitária a partir das 00:00 de hoje e até à próxima terça-feira, devido ao aumento de casos de covid-19.

07h09 - Os Estados Unidos registaram 2.731 mortos e 195.121 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h05 - Mais de 50 chefes de Estado e 39 chefes de governo deverão participar numa sessão extraordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre hoje e sexta-feira, para discutir a resposta à pandemia do novo coronavírus.

07h03 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouve hoje à tarde os nove partidos com assento parlamentar sobre a renovação do estado de emergência, processo que deverá ficar concluído até sexta-feira.

07h01 - Hoje há reunião no Infarmed. Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam hoje a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da Covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas para o Natal. Para este encontro foram convocados, também, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e o Patriarcado de Lisboa.

07h00 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento ao Minuto das novidades sobre  Covid-19 em Portugal e no Mundo. Mas pode recordar os acontecimentos do dia anterior, aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório