Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Um trabalhador humanitário e dois responsáveis locais raptados na Nigéria

Um trabalhador humanitário e dois responsáveis locais foram raptados segunda-feira, no nordeste da Nigéria, pelo grupo Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap), disseram hoje dois funcionários de segurança.

Um trabalhador humanitário e dois responsáveis locais raptados na Nigéria
Notícias ao Minuto

22:03 - 02/12/20 por Lusa

Mundo Nigéria

O rapto ocorreu após um bloqueio de estrada erguido pelo grupo jihadista, na aldeia de Wakilti, no estado de Borno, que tem sido atormentado por ataques de grupos islâmicos há mais de uma década, disseram as mesmas fontes à agência de notícias francesa AFP.

"Os reféns são dois responsáveis locais e um trabalhador humanitário", afirmou uma das fontes de segurança, que não conseguiu confirmar o nome da organização para a qual trabalha o funcionário humanitário.

Em junho passado, cinco trabalhadores humanitários foram mortos, alguns dias depois de terem sido raptados pelo Iswap, cujo reduto fica na periferia do Lago Chade.

Os dois responsáveis locais raptados na segunda-feira estavam a regressar do distrito de Mobbar, perto da fronteira com o Níger, onde se tinham deslocado para participarem nas eleições locais de sábado, no estado de Borno, as primeiras desde o início da insurreição jihadista.

Os ataques mortais do grupo Boko Haram nesta região começaram em 2009. Em 2016, o grupo dividiu-se em duas fações: a liderada pelo líder histórico Abubakar Shekau, e a Iswap, filiada ao Estado Islâmico (EI).

Desde o início do conflito, mais de 36.000 pessoas morreram e mais de dois milhões de pessoas foram obrigadas a fugir das suas casas.

No sábado, o grupo Boko Haram, liderado por Abubakar Shekau, lançou um ataque sangrento contra agricultores num campo perto da capital regional, Maiduguri.

Pelo menos 76 pessoas foram mortas, de acordo com as autoridades. Foi o ataque "mais violento" contra civis na região este ano, de acordo com as Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório