Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Incêndio deixa 3,5 milhões de pessoas sem televisão nem rádio em França

Cerca de 3,5 milhões de pessoas no sudeste de França ficaram hoje sem televisão nem rádio, após um ataque incendiário na noite anterior numa plataforma da Télédiffusion de France (TDF) perto de Marselha.

Incêndio deixa 3,5 milhões de pessoas sem televisão nem rádio em França
Notícias ao Minuto

18:23 - 01/12/20 por Lusa

Mundo Incêndio

"Não há dúvida que o incêndio foi fogo posto", disse à AFP o diretor regional da TDF Sud-Est, Patrice Bargas, evocando "vestígios de arrombamentos".

O incêndio deflagrou na segunda-feira à noite na sala de emissão e espalhou-se por cabos, disseram os bombeiros locais, citando a possibilidade de uma "intrusão" e de um "ato malicioso". Entretanto, foi aberta uma investigação pelo Ministério Público de Aix-en-Provence.

Após o incêndio, a emissão de 25 canais de TDT (Televisão Digital Terrestre) de um total de 30, e 19 estações de rádio FM, foi interrompida num grande bairro do sudeste do território, disse a TDF.

Os canais TF1, LCP public-senate, TFX, Energie 12 e TMC continuaram.

A plataforma, cuja fachada apresentava vestígios negros de fumo e chamas, de acordo com registos fotográficos, alberga também antenas de retransmissão de telemóveis.

Os clientes das operadoras Bouygues Télécom, Orange, Free e SFR foram afetados, embora em menor dimensão.

Só a antena de televisão e rádio cobre 2,6 milhões de habitantes e alimenta outros transmissores na região, afetando uma população ainda maior.

"Este é um dos nossos locais mais importantes, um centro nervoso, com uma grande área de cobertura devido à sua alta posição", disse Patrice Bargas.

Instalada em 1954 no topo de uma montanha rodeada de trilhos para caminhadas, a uma altitude de 600 metros, a plataforma é a mais importante do sudeste e a segunda maior da França.

Nos últimos meses foram queimadas em França várias antenas de retransmissão destinadas a 5G, ações frequentemente levadas a cabo por ativistas ultra-esquerdistas ou opositores de 5G.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório