Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Desemprego na Alemanha cai para 5,9% apesar de 2.ª paralisação parcial

A taxa de desemprego na Alemanha caiu para 5,9% em novembro, depois de ter sido de 6% em outubro, apesar de uma segunda paralisação parcial para conter a propagação de covid-19, informou hoje a agência federal de emprego alemã (BA).

Desemprego na Alemanha cai para 5,9% apesar de 2.ª paralisação parcial
Notícias ao Minuto

12:45 - 01/12/20 por Lusa

Mundo Agência federal

O número de pessoas registadas como desempregadas na Alemanha ficou um pouco abaixo de 2,7 milhões em novembro, menos 61.000 do que no mês anterior, mas 519.000 a mais do que no ano anterior.

Em termos ajustados à sazonalidade, a taxa de desemprego recuou de 6,2% para 6,1%.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o aumento do desemprego na Alemanha, a maior economia da Europa, e noutras partes do continente tem sido moderado pelos padrões internacionais.

Tal ocorre porque os empregadores estão a recorrer a programas de apoio ao pagamento de salários, que lhes permitem manter os empregados enquanto aguardam que passe a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Na Alemanha, a BA paga pelo menos 60% do salário dos empregados que estão em horário reduzido ou sem horário.

A Alemanha iniciou, em 02 de novembro, uma nova paralisação parcial, que fechou restaurantes, bares, instalações de lazer e desportivas.

A paralisação foi prorrogada na semana passada até pelo menos 20 de dezembro, depois de as novas infeções por coronavírus terem estabilizado, mas não diminuído.

A BA disse hoje que foram registadas "significativamente mais" pessoas no programa de apoio salarial alemão em novembro do que nos meses anteriores.

Segundo a agência federal, já foram pagos apoios salariais a 2,22 milhões de pessoas em setembro, o mês mais recente para o qual há números, depois de 2,55 milhões em agosto e quase 6 milhões em abril.

Em setembro do ano passado, apenas 75 mil pessoas estavam inscritas no programa, que existe há vários anos. A Alemanha tem 83 milhões de residentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório