Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bispos católicos instam políticos a restaurar direitos democráticos

A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) alertou na segunda-feira para o possível agravamento da crise com as eleições parlamentares de 06 de dezembro e instaram os políticos a unirem esforços para restaurar os direitos democráticos na Venezuela.

Bispos católicos instam políticos a restaurar direitos democráticos
Notícias ao Minuto

06:14 - 01/12/20 por Lusa

Mundo Venezuela

"O ato eleitoral convocado para (...) 06 de dezembro, longe de contribuir para a solução democrática da situação política que vivemos hoje, tende a agravá-la e não ajudará a resolver os verdadeiros problemas das pessoas", salienta-se num comunicado divulgado em Caracas.

No documento, os bispos fazem um "chamado urgente a quem se dedica à política e às diversas organizações da sociedade civil para que continuem realizando esforços conjuntos para restaurar os direitos democráticos da nação".

Segundo a CEV "todas as iniciativas são necessárias e importantes" entre elas "a consulta popular" proposta pela oposição venezuelana que decorrerá de 07 a 12 de dezembro [de maneira digital nos primeiros quatro dias e presencial no último dia] em que os oposicionistas esperam que a população condene as eleições parlamentares, aprove prolongar o funcionamento do atual parlamento e o apoio nacional e internacional contra o Presidente, Nicolás Maduro.

A CEV defendeu ainda que a consulta popular foi proposta em consonância com a Carta Magna venezuelana e que o "o povo tem pleno direito de se expressar pelos canais legítimos garantidos pela Constituição".

"Perante os riscos de imposição de um projeto para implantar o 'plano da pátria' [programa de Governo] e o 'estado comunal' [tipo de organização social, política e económica], desde o exercício do nosso Ministério [Igreja Católica], convidamos a um sério discernimento que conduza à procura de uma solução justa, pacífica, democrática e de consenso entre todos os venezuelanos para a multiforme crise que atinge a Venezuela", afirma-se.

"Não podemos deixar-nos vencer pelo desânimo", sustentou a CEV, acrescentando que os venezuelanos devem "continuar a fazer todo o possível e a trabalhar pela unidade, a paz e a prosperidade da nação, antepondo o bem comum como prioridade sobre qualquer outro interesse".

"O povo venezuelano certamente anseia por uma mudança pacífica da situação, pela qual quer expressar-se com o voto, em condições justas, equitativas e de igualdade para as partes", sublinha-se.

Segundo os bispos, "separadamente, de costas um para o outro [Governo e oposição], sem se reconhecerem e aceitarem, qualquer resultado afiança mais o confronto que uma busca sincera de uma solução em que todos participem".

"Sem encontro, sem reconhecimento mútuo e sem diálogo autêntico, não haverá solução que traga bem-estar e fraternidade", concluiu.

A Venezuela realiza eleições legislativas em 06 de dezembro, data em que Nicolás Maduro espera recuperar a Assembleia Nacional, liderada pelo opositor Juan Guaidó, o qual promove uma "consulta popular" para prolongar o funcionamento do atual parlamento.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, nas próximas eleições os venezuelanos vão eleger 277 deputados, mais 110 que os eleitos nas legislativas de 06 de dezembro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório