Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Descoberto corpo cinco dias após desmoronamento de uma mina no Zimbabué

Os serviços de salvamento descobriram hoje um corpo, cinco dias após o desmoronamento de uma mina de ouro abandonada no Zimbabué que encurralou dezenas de mineiros ilegais, segundo fontes oficiais.

Descoberto corpo cinco dias após desmoronamento de uma mina no Zimbabué
Notícias ao Minuto

17:40 - 30/11/20 por Lusa

Mundo Zimbabué

Cerca de 40 mineiros ilegais ficaram presos no acidente que decorreu na quarta-feira à noite na cidade de Bindura, cerca de 70 quilómetros a norte da capital Harare.

Seis mineiros puderam ser retirados dos escombros e hospitalizados nas primeiras horas após o colapso, mas os trabalhadores de resgate foram mais tarde impedidos de prosseguir os trabalhos devido às fortes chuvas que provocaram inundações.

"O corpo de um homem foi encontrado esta tarde nos escombros de um túnel desmoronado", afirmou o porta-voz do Governo, Nick Mangwana, através da rede social Twitter.

Os socorristas bombearam a água de um túnel inundado, numa tentativa de obter acesso aos mineiros.

Uma funcionária da Federação Nacional de Mineiros, Christine Munyoro, anunciou a morte de outro mineiro, que se tinha voluntariado para ajudar no resgate e que se afogou no túnel inundado depois de ter perdido a consciência devido a uma chuva de pedras.

A Mina de Ouro Ran tinha sido abandonada há 10 anos, mas os mineiros ilegais continuaram a extrair pequenas quantidades de minerais da mesma.

O subsolo do Zimbabué contém muitos minerais, incluindo platina, diamantes, ouro, carvão e cobre. As operações mineiras são uma importante fonte de rendimento para o país, onde só o ouro é responsável por 60% das exportações.

Na ausência de emprego neste país da África Austral, onde o desemprego ronda os 90%, muitos homens sobrevivem trabalhando em minas abandonadas ou entrando ilegalmente em minas que ainda estão em funcionamento, sendo frequentes os acidentes.

Em fevereiro de 2019, pelo menos 24 mineiros ilegais tinham sido mortos no fundo de poços abandonados e inundados na sequência de tempestades no centro do Zimbabué. Em maio de 2019 pelo menos nove outros foram mortos em explosões numa mina de ouro em Mazowe, no norte do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório