Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Delegação israelita visitou Sudão. Questões técnicas e militares em causa

Uma delegação israelita visitou Cartum na semana passada para discutir "questões técnicas e militares", confirmou hoje a mais alta autoridade do Sudão, apontando um bloqueio que poderá atrasar o processo de normalização das relações.

Delegação israelita visitou Sudão. Questões técnicas e militares em causa
Notícias ao Minuto

13:16 - 30/11/20 por Lusa

Mundo Israel

"Não anunciámos [a visita] porque não foi significativa nem de natureza política. É por isso que não falámos sobre isso ao nível do Conselho de Soberania ou do gabinete", disse Mohamed al-Faki Suleiman, porta-voz do Conselho de Soberania, de acordo com o diário online Sudan Tribune.

Citado hoje pela imprensa, afirmou que "a visita foi de natureza técnica e militar".

O responsável adiantou que as discussões sobre a normalização das relações foram bloqueadas porque "há compromissos políticos e económicos que não têm sido respeitados", não avançando quaisquer detalhes sobre este assunto.

O facto de retirada do Sudão da "lista negra" norte-americana de países acusados de apoiar o terrorismo ainda não ter sido concretizada, uma vez que continua a necessitar da aprovação do Congresso dos Estados Unidos, poderá estar relacionada com este bloqueio que "irá atrasar a implementação do acordo, a menos que sejam feitos progressos", acrescentou.

Israel tinha anunciado a 23 de novembro que tinha enviado a primeira delegação ao Sudão desde a conclusão, um mês antes, de um acordo para normalizar as relações entre os dois países.

Mas o porta-voz do governo, Faisal Mohamed Saleh, disse no dia seguinte que não tinha "nenhuma informação" sobre a chegada de uma delegação israelita ou sobre uma possível visita de uma missão sudanesa a Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório