Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Estigma dos profissionais de saúde; Casos descem na Bélgica

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Estigma dos profissionais de saúde; Casos descem na Bélgica
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/11/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 4.093 novos casos de Covid-19 e 64 mortes no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 294.799 casos de infeção e 4.427 óbitos. O número de recuperados situa-se em mais de 209 mil. Há cerca de 80 mil casos ativos

Esta segunda-feira, véspera de feriado, os estabelecimentos de comércio encerram às 15 horas nos concelhos de risco muito elevado e concelhos de risco extremo, como está previsto nas medidas impostas pelo Estado de Emergência. Para todo o território nacional, há tolerância de ponto, suspensão da atividade letiva e apelo à dispensa de trabalhadores do setor privado. Mantém-se também a limitação da circulação entre concelhos.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus. Seguem-se Índia, Brasil, França, Rússia, Espanha e o Reino Unido. 

O Canadá anunciou um novo prolongamento, até 21 de janeiro de 2021, do encerramento das suas fronteiras a estrangeiros cuja presença não é considerada essencial.

Pode consultar estes mapas interativos sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

16h00 - Termina aqui este registo. O nosso acompanhamento ao minuto das novidades sobre a pandemia de coronavírus prossegue aqui

15h51 - A EasyJet vai oferecer descontos nos testes para a Covid-19 aos passageiros, informa a Reuters. A medida tem como objetivo incentivar as pessoas a viajarem. 

15h37 - A taxa de ocupação hoteleira em Macau foi de 40% em outubro, menos 48,3 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2019, anunciou hoje a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). 

Após a reabertura dos vistos individuais e de grupo da China continental para o território em 23 de setembro, suspensos desde o início da pandemia, o número de visitantes na capital mundial do jogo tem subido gradualmente, ainda que de forma lenta e muito abaixo de uma média de cerca de três milhões de visitantes registada por mês em 2019.

15h16 - A Rússia distribuiu o primeiro lote de vacinas Sputnik V para uso civil no Hospital Domodedovo, situado a sul de Moscovo. A unidade hospitalar indicou que começou a vacinar a população local na semana passada. 

15h10 - O Vietname reportou o seu primeiro caso de transmissão local de coronavírus em quase três meses, revela o The Guardian. Trata-se de um homem de 32 anos. Este caso está relacionado com o de uma hospedeira que testou positivo após regressar do Japão, há duas semanas. 

14h48 - Oito presos morreram e 71 ficaram feridos no Sri Lanka durante um motim em protesto contra a disseminação de casos do novo coronavírus na prisão de Mahara, perto da capital executiva e  judicial do país, Colombo, disseram hoje autoridades locais.

14h46 - O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à Covid-19, devido à falta de recursos humanos, afirmou hoje o presidente do conselho de administração da entidade.

13h37 - Um surto de Covid-19 no Lar Familiar da Tranquilidade, na Vila das Aves, em Santo Tirso, provocou a morte a dois idosos e já infetou 45 pessoas, entre utentes e profissionais, disse hoje à Lusa fonte da instituição. 

13h10 - O gabinete do primeiro-ministro convocou hoje os partidos políticos para uma nova reunião sobre a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal no Infarmed, em Lisboa, a partir das 10h00 de quinta-feira.

12h36 - A Moderna afirmou esta segunda-feira que vai submeter um pedido à Food and Drug Administration (FDA) para autorizar o uso de emergência da vacina para a Covid-19 da farmacêutica, avança o The New York Times. 

As primeiras injeções da vacina poderão ser administradas no dia 21 de dezembro se o processo decorrer sem percalços e o pedido da Moderna receber 'luz verde' da FDA, frisou Stéphane Bancel, o CEO da Moderna. 

12h23 - O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou hoje que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o governo aprovou um novo plano de apoio à economia devido à Covid-19. 

"É necessário comemorar o Ano Novo? Celebramos em casa. Se decidimos que há recolher obrigatório, então fica-se em casa independentemente do que houver. É preciso fazer isso", apontou Francesco Boccia

12h21 - Um estudo qualitativo realizado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) a profissionais de saúde afirma que alguns sentiram estigma por parte de vizinhos, notando ainda que houve profissionais que tiveram de ser medicados para a ansiedade.

12h19 - Cozinheiros de restaurantes com três estrelas Michelin no Guia Espanha e Portugal defenderam hoje que a cozinha de alto nível continuará a existir, bem como a procura de clientes nacionais e estrangeiros, apesar da pandemia de Covid-19

11h39 - O Hospital de Chaves, no distrito de Vila Real, começou recentemente a receber doentes com Covid-19, internados em enfermaria, e tem atualmente 19 profissionais infetados.

11h11 - A Sciensano revelou esta segunda-feira que foram identificados 2.151 novos casos de Covid-19 e morreram mais 86 pessoas na Bélgica nas últimas 24 horas. Estes indicadores estão numa tendência de diminuição nos últimos dias

Em termos globais, a Bélgica soma 576.599 casos positivos e 16.547 mortes

10h22 - O principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, afirmou numa entrevista à ABC News que o país pode enfrentar "pico atrás de pico" de casos de contágio por coronavírus

10h11 - África registou 227 mortes devido à Covid-19 e mais 12.845 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 51.708 óbitos causados pelo novo coronavírus, que já infetou 2.163.284 pessoas, segundo dados oficiais.

9h21 - O centro de crise anti-coronavírus russo anunciou esta segunda-feira foram diagnosticados 26.338 novos casos de Covid-19 e morreram mais 368 pessoas nas últimas 24 horas, de acordo com a agência TASS.  No total, o país soma 2.295.654 casos confirmados e 39.895 óbitos. O total de recuperações ascendeu a 1,7 milhões.

8h41 - Um novo estudo detetou a presença de três tipos de moléculas de defesa do organismo humano em amostras fornecidas por mulheres que haviam recuperado da Covid-19. O estudo revelou que o leite materno de pacientes que recuperaram da doença contém anticorpos contra a patologia.

8h20 - Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de ser infetados nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito da Fenprof

8h19 - O governo do Camboja ordenou o encerramento de todas as escolas estatais até meados de janeiro, após um raro surto local do novo coronavírus, com as autoridades a fecharem também museus e teatros.

8h17 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 18 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo três por contágio local e os restantes oriundos do exterior. O país soma, no total, 86.530 infetados desde o início da pandemia e 4.634 vítimas mortais. 

8h15 - A Colômbia registou 8.763 novos casos de infeção por Covid-19, ultrapasando o total de 1,3 milhões de infetados, e 183 mortes, elevando o número de óbitos para 36.584, anunciou domingo o Ministério da Saúde. 

7h40 - A Alemanha regista, esta segunda-feira mais 11.169 casos de Covid-19 e 125 vítimas mortais da doença. Segundo os dados do Instituto Robert Koch, o país contabiliza agora um total de 1.053.869 casos e 16.248 mortes, desde o início da pandemia.

7h38 - O México registou 196 mortos e 6.388 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, com as autoridades a reconhecerem até agora um aumento de 38% de óbitos no país. Com estes números, o total de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia cresceu para 105.655 e o de casos para 1.107.071.

7h20 - Hoje, véspera de feriado, há restrições diferentes para os concelhos de risco extremo e de risco muito elevado, nomeadamente o encerramento dos estabelecimentos comerciais às 15h. Consulte abaixo os concelhos que estão nestes dois níveis de risco de contágio.

Os concelhos de risco muito elevado são: Abrantes, Águeda, Albergaria-a-Velha, Alijó, Almada, Amadora, Arcos de Valdevez, Arganil, Armamar, Aveiro, Azambuja, Baião, Boticas, Bragança, Cabeceiras de Basto, Cantanhede, Cartaxo, Cascais, Chaves, Constância, Coruche, Covilhã, Esposende, Estarreja, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ílhavo, Lamego, Lisboa, Loures, Macedo de Cavaleiros, Mangualde, Mealhada, Mêda, Miranda do Corvo, Mirandela, Mogadouro, Mondim de Basto, Mora, Murça, Murtosa, Nazaré, Nisa, Odivelas, Oeiras, Oleiros, Oliveira de Frades, Oliveira do Bairro, Ourém, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penamacor, Penela, Pombal, Ponte de Lima, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Resende, Sabrosa, Sabugal, Santa Marta de Penaguião, São Pedro do Sul, Sátão, Seia, Seixal, Setúbal, Sever do Vouga, Sines, Sintra, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vagos, Valpaços, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Paiva, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Vila Verde.

Os concelhos de risco extremo são: Alcanena, Alfândega da Fé, Amarante, Amares, Arouca, Barcelos, Belmonte, Braga, Caminha, Castelo de Paiva, Celorico da Beira, Celorico de Basto, Cinfães, Crato, Espinho, Fafe, Felgueiras, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Gondomar, Guimarães, Lousada, Maia, Manteigas, Marco de Canaveses, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Portalegre, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valença, Valongo, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Vizela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório