Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Canadá prolonga fecho de fronteiras a estrangeiros até 21 de janeiro

O Canadá anunciou hoje um novo prolongamento, até 21 de janeiro de 2021, do encerramento das suas fronteiras a estrangeiros cuja presença não é considerada essencial.

Canadá prolonga fecho de fronteiras a estrangeiros até 21 de janeiro
Notícias ao Minuto

00:00 - 30/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Desde março deste ano, os viajantes que chegam ao Canadá, canadianos ou não, têm sido sujeitos a uma quarentena obrigatória de 14 dias para evitar a propagação do coronavírus.

A fronteira do Canadá com os Estados Unidos da América permanece fechada até 21 de dezembro, ao abrigo de um acordo bilateral com Washington. Só é permitido o comércio de bens e mercadorias e viagens consideradas essenciais.

O encerramento da fronteira terrestre mais longa do mundo foi decidido em março.

Em comunicado, o Governo diz que "estará em posição", a partir de 21 de janeiro, de harmonizar possíveis prolongamentos de fechos das fronteiras com os Estados Unidos e outros países em todo o mundo, bem como a ordem de quarentena obrigatória.

Otava anunciou também a criação de um quadro para "rever as candidaturas de organizações desportivas amadoras de alto desempenho para acolher" eventos, como "campeonatos mundiais, qualificações olímpicas ou paraolímpicas e campeonatos do mundo".

O comunicado não especifica os eventos em questão.

A cidade de Edmonton, Alberta (oeste), quer acolher o campeonato mundial de hóquei júnior, numa bolha hermética, no final de dezembro, como o fez este outono para o fim da época da Liga Norte-Americana de Hóquei no Gelo (NHL).

Por seu lado, a Federação Internacional de Esqui desistiu de viajar para a América do Norte em agosto, cancelando a etapa canadiana no Lago Louise, Alberta, que tradicionalmente tem lugar no final de novembro.

Desde o início de junho, os estrangeiros podem juntar-se à sua família que vive no Canadá se forem cônjuges, filhos, pais ou tutores legais de cidadãos canadianos. Caso contrário, só são admitidos aqueles cuja presença em solo canadiano é considerada essencial.

A partir de 02 de novembro, os participantes num projeto piloto em Alberta sobre alternativas à quarentena foram isentos.

Estes viajantes são testados quando chegam à província através de uma passagem de fronteira terrestre específica ou no aeroporto de Calgary e, se os resultados forem negativos, estão isentos de quarentena desde que sejam testados novamente uma semana mais tarde.

O Canadá regista um total acumulado de 360.000 casos de infeção por covid-19 e mais de 12.000 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório