Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Brasil realiza segunda volta das autárquicas em 57 cidades

Cerca de 38 milhões de eleitores que vivem em 57 cidades do Brasil, incluindo capitais regionais importantes como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, participam hoje na segunda volta das eleições autárquicas.

Brasil realiza segunda volta das autárquicas em 57 cidades
Notícias ao Minuto

06:51 - 29/11/20 por Lusa

Mundo Brasil

No país há segunda volta nas autárquicas em cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não conseguiu superar a metade dos votos válidos (cálculo que exclui votos em branco e nulos).

Neste domingo, 18 capitais estaduais e outros 49 municípios terão novo pleito. O Brasil tem 95 cidades com mais de 200 mil eleitores.

Ao contrário de Portugal que adota um sistema de lista fechada, a escolha dos prefeitos no maior país da América do Sul é feita a partir de um sistema de lista aberta no qual as vagas são conquistadas diretamente pelo candidato mais votado.

Após o sufrágio de hoje, apenas a cidade de Macapá, capital do estado do Amapá, ficará com a escolha de seu novo prefeito pendente porque a primeira volta não aconteceu em 15 de novembro, como no resto do país, devido a problemas no abastecimento de energia.

Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as municipais de Macapá decorrem em 06 de dezembro e 20 de dezembro, se houver segunda volta.

Entre as capitais regionais, São Paulo terá uma disputa entre o atual prefeito e candidato da reeleição Bruno Covas, que lidera as sondagens com uma margem que oscilou entre 54% e 57% dos votos válidos (dado que exclui votos nulos e brancos), segundo o Instituto DataFolha e o Ibope, duas das principais empresas de pesquisa estatística que acompanham eleições no país.

Covas enfrentará o candidato de esquerda Guilherme Boulos, que fez uma campanha surpreendente e tem a preferência de 46% até 43% dos eleitores, também de acordo com o Instituto DataFolha e o Ibope.

Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), testou na sexta-feira positivo à covid-19, e embora sem sintomas da doença disse que ficará de quarentena pelo período necessário.

No Rio de Janeiro, dois candidatos experientes filiados em partidos de centro-direita, Eduardo Paes e Marcelo Crivella, se enfrentam.

Paes, que foi prefeito da capital 'carioca' duas vezes, tenta uma nova eleição e lidera com margens que variam entre 65% e 70% dos votos válidos, segundo sondagens do Datafolha e do Ibope.

Crivella, prefeito da câmara do Rio de Janeiro, tenta a reeleição, e aparece com intenção de voto oscilando entre 30% e 35%, segundo os mesmos institutos de pesquisa.

No Recife há um empate técnico entre os dois candidatos envolvidos. Marília Arrais aparece nas pesquisas do Datafolha e do Ibope com 52% das intenções de voto, enquanto seu adversário, Eduardo Campos, terá 48% e 43%, de acordo com as mesmas sondagens.

Já na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Ibope indicou que Sebastião Melo, candidato de centro-direita, lidera com 54% dos votos válidos contra 46% das intenções de voto para a candidata da esquerda Manuela D'Ávila.

Para entrar nos locais de votação, os brasileiros terão de usar máscara e respeitar o distanciamento social, tendo sido pedido aos eleitores que levem uma caneta para assinar a lista de presença. As autoridades garantem que haverá álcool gel disponível para uso antes e depois do voto nas urnas eletrónicas.

As urnas encerram às 17:00 em todos os locais de votação, apesar de o Brasil ter mais do que um fuso horário. Os resultados começarão a ser anunciados no encerramento das sessões, mas esta diferença não deve ter impacto na divulgação dos eleitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório