Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Separatistas do sul do Iémen mortos em ataque de forças governamentais

Pelo menos cinco combatentes dos separatistas do sul do Iémen, incluindo um general, foram mortos hoje em ataques com mísseis atribuídos às forças governamentais apoiadas pela Arábia Saudita na província de Abyan, no sul.

Separatistas do sul do Iémen mortos em ataque de forças governamentais
Notícias ao Minuto

19:18 - 28/11/20 por Lusa

Mundo Iémen

Os mísseis atingiram um posto militar separatista na província de Abyan, a cerca de 60 quilómetros da sede do Governo, Aden, e o ataque resultou na morte do brigadeiro general Awadh al Saadi, comandante de operações das forças separatistas, e quatro outros combatentes.

A nota, divulgada pela força separatista, indicava que o ataque foi lançado por um "drone" e culpa as forças leais ao internacionalmente reconhecido Governo de Abdo Rabu Mansur Hadi, apoiado pela Arábia Saudita.

"Com esta grande perda, apresentamos as nossas condolências às famílias dos mártires, aos nossos dirigentes políticos e a todos os nossos compatriotas neste doloroso e cruel ato", refere o movimento em comunicado, ameaçando uma "resposta relâmpago".

Nos últimos meses, foram registados vários confrontos.

O conflito entre as forças do Governo iemenita, reconhecido pela comunidade internacional, e os separatistas do Conselho de Transição do Sul foi retomado em 2019 e, há cerca de um ano, as duas partes assinaram um acordo de divisão de poder em Riade, capital da Arábia Saudita, pacto que nunca foi implementado.

Os separatistas controlam as províncias do sul de Aden, Lahj, Dalea e partes de Abyan.

Os combates no Iémen já provocaram a maior crise humanitária do mundo, deixando milhões de pessoas sem alimentação e assistência médica, tendo causado já mais de 112.000 mortes, entre civis e militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório