Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2021
Tempo
12º
MIN 4º MÁX 14º

Edição

Governo britânico nomeia secretário de Estado para supervisionar vacinas

O Governo britânico nomeou hoje Nadhim Zahawi como secretário de Estado responsável por supervisionar a distribuição das vacinas contra a covid-19, no país.

Governo britânico nomeia secretário de Estado para supervisionar vacinas
Notícias ao Minuto

15:06 - 28/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O parlamentar conservador, eleito pelo círculo de Stratford-on-Avon, e que desempenha atualmente o cargo de secretário de Estado de Empresas, assumirá esta nova função até, pelo menos, ao próximo verão.

Assim, Zahawi irá abdicar, temporariamente, da responsabilidade na maioria das áreas no Ministério de Negócios, Energia e Estratégia Industrial.

A sua nomeação responde aos apelos feitos ao executivo conservador pelo Partido Trabalhista da oposição para nomear um responsável pela supervisão da distribuição da vacina, para evitar a repetição dos erros detetados no início da pandemia na distribuição de equipamentos de proteção individual e no sistema de testes.

O Reino Unido já encomendou 100 milhões de doses da vacina que a British University of Oxford desenvolveu em conjunto com a farmacêutica AstraZeneca, embora esse antídoto ainda esteja pendente de aprovação pelo regulador.

Paralelamente, foram encomendadas mais 40 milhões de doses da vacina criada pela Pfizer/BioNTech, que apresentou eficácia de até 95%, e mais cinco milhões à empresa norte-americana Moderna, que também demonstrou 95% de eficácia em ensaios clínicos.

O Reino Unido já anunciou que os profissionais de saúde da linha de frente e residentes de lares de idosos serão os primeiros a serem vacinados, seguidos por pessoas mais velhas, começando com aqueles com mais de 80 anos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório