Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Embraer entrega primeiro jato E-99 modernizado à Força Aérea Brasileira

A fabricante de aviões Embraer entregou hoje à Força Aérea Brasileira (FAB) a primeira aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada E-99, numa cerimónia realizada na fábrica da companhia em São Paulo.

Embraer entrega primeiro jato E-99 modernizado à Força Aérea Brasileira
Notícias ao Minuto

21:30 - 27/11/20 por Lusa

Mundo Embraer

O contrato entre a fabricante brasileira e a FAB prevê ainda a modernização de mais quatro aeronaves do mesmo modelo.

"Para a Embraer é um privilégio poder continuar a atender as necessidades da FAB para manter moderna e atualizada uma aeronave robusta que cumpre um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil e já comprovou a sua eficácia operacional", disse o presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, em comunicado.

No processo de modernização foram atualizados os sistemas de missão e subsistemas relacionados, como os "de guerra eletrónica, comando e controlo, contramedidas eletrónicas e do radar de vigilância aérea", ampliando a capacidade da FAB de execução de missões de Controlo e Alarme em Voo e Reconhecimento Eletrónico, entre outras.

Além da modernização, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.

"Como parte da estratégia de crescimento da Embraer para os próximos anos, temos investido na diversificação de áreas de atuação em defesa e segurança, que vão muito além do avião, com soluções inovadoras para melhor atender às necessidades do mercado global de defesa", acrescentou Schneider.

O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a fabricante sueca SAAB, a mexicana Aeroelectronica International (Aeli) e a alemã Rohde&Schwarz.

Desenvolvido sobre a plataforma do jato regional ERJ 145, com mais de 1.200 unidades entregues e 30 milhões de horas de voo, o E-99 da FAB é capaz de detetar, rastrear e identificar alvos na sua área de cobertura e transmitir essas informações via 'Data Link' (ligação de dados).

A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controlo e gestão de intercetação, inteligência eletrónica e monitorização de fronteiras.

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, com 65% do capital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório