Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Lusodescendente David Valadão vence e recupera lugar no Congresso

O lusodescendente republicano David Valadão venceu a eleição contra o incumbente democrata TJ Cox e recuperou o seu lugar na Câmara dos Representantes do congresso norte-americano, pelo 21.º distrito da Califórnia.

Lusodescendente David Valadão vence e recupera lugar no Congresso
Notícias ao Minuto

19:52 - 27/11/20 por Lusa

Mundo EUA/Eleições

A vitória só foi assegurada hoje, 24 dias após a eleição, com David Valadão a ser dado como vencedor com 50,5% dos votos, contra 49,5% do oponente democrata.

O lusodescendente tinha perdido o assento na Câmara dos Representantes nas eleições intercalares de 2018, quando TJ Cox ganhou por uma margem pequena (862 votos).

Desta vez, a participação eleitoral ficou bastante acima da que foi verificada há dois anos, tendo sido contabilizados mais 55.376 votos no distrito.

Em termos absolutos, David Valadão recebeu mais 1.754 votos que o adversário: 85.373 votos contra 83.619 de TJ Cox, de acordo com os dados reportados pelo New York Times.

A derrota de Valadão nas eleições intercalares tinha apanhado a comunidade luso-americana do vale central da Califórnia de surpresa, dado que o lusodescendente ocupava aquele lugar desde 2013 e tinha a reputação de trabalhar de forma bipartidária.

Nos meses que antecederam as eleições de 03 de novembro, era visível o apoio ao candidato lusodescendente nas cidades que compõem o distrito, incluindo Tulare e Visalia.

O 21.º distrito abrange partes dos condados de Fresno, Kern, Kings e Tulare e é uma região predominantemente agrícola.

Há dois anos, Valadão fora dado como vencedor na noite eleitoral mas acabou por perder o seu lugar quando todos os votos por correspondência foram contados, quase três semanas após a eleição.

David Valadão é assim o quarto luso-americano a caminho do próximo congresso, juntando-se aos já reeleitos Jim Costa (16.º distrito da Califórnia), Devin Nunes (22.º distrito da Califórnia) e Lori Loureiro Trahan (3.º distrito de Massachusetts).

A vitória do lusodescendente enquadra-se num desempenho positivo do Partido republicano ao nível da Câmara dos Representantes nestas eleições, apesar da derrota do Presidente incumbente Donald Trump.

Embora os democratas tenha conseguido manter o controlo da Câmara dos Representantes, com 222 lugares já assegurados, os republicanos lograram recuperar vários assentos que perderam nas intercalares, incluindo o de Valadão.

O próximo congresso entra em sessão a 03 de janeiro de 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório