Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Migrações: Resgatados 63 migrantes ao largo da ilha de Gran Canaria

Um total de 63 migrantes de origem subsaariana e magrebina foram hoje resgatados pelas autoridades espanholas de salvamento marítimo ao largo da ilha de Gran Canaria, no arquipélago espanhol das Canárias, divulgaram as autoridades locais.

Migrações: Resgatados 63 migrantes ao largo da ilha de Gran Canaria
Notícias ao Minuto

17:18 - 27/11/20 por Lusa

Mundo Migrações

Os resgates ocorreram nas últimas horas, segundo as mesmas fontes, que precisaram que o primeiro grupo, composto por 24 pessoas de origem magrebina, foi resgatado ao início da manhã quando um helicóptero das equipas de salvamento marítimo avistou uma embarcação à deriva.

Horas depois, uma outra embarcação, que tinha a bordo 39 pessoas de origem subsaariana (38 homens e um menor), foi resgatada quando navegava perto da zona sul da ilha de Gran Canaria.

Este grupo foi levado depois para o porto de Arguineguín (Gran Canaria), onde foi erguido no cais um centro de acolhimento, com a instalação de tendas cedidas pela Cruz Vermelha, com uma capacidade para 400 pessoas.

Perante o aumento do fluxo migratório verificado nos últimos meses, este centro tem estado sob forte pressão e o Governo central espanhol ergueu este mês um segundo campo de acolhimento de migrantes, em terrenos cedidos pelo Ministério da Defesa, na ilha de Gran Canaria.

Na quinta-feira, mais de 386 migrantes, incluindo dois bebés, chegaram à ilha espanhola a bordo de 12 embarcações.

Todas estas pessoas foram encaminhadas para o cais de Arguineguín, que albergava hoje de manhã um total de 763 pessoas, segundo as autoridades regionais.

As Ilhas Canárias são um arquipélago espanhol localizado a cerca de 100 quilómetros das costas de Marrocos e do Saara Ocidental que tem testemunhado nos últimos meses um aumento significativo dos fluxos de imigração irregular a partir de África.

A rota da África Ocidental em direção às Canárias é conhecida por ser extremamente perigosa.

Desde o início de 2020, foram registadas mais de 18.300 chegadas de migrantes irregulares às Canárias, metade delas só no último mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório